Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma historia de empreendedorismo

Neste mês de fevereiro, a Artenge Construções Civis comemora cinquenta anos reunindo em seu acervo construções diversas – construção, edificação, pavimentação - que a consolidaram, ao longo dos anos, em cidades dos estados do Paraná e São Paulo. Com sede em Londrina, (Paraná) a Artenge faz parte do Grupo Imai.

Para comemorar o ano do cinquentenário, a direção da Artenge elaborou uma série de atividades que envolvem o londrinense e moradores de cidades nas quais atua, como lançamento de selo, ações de interatividade nas mídias digitais, exposições, eventos de saúde, culturais, entre outras.

A história da Artenge começou a ser escrita pelo engenheiro civil Mitomu Simamura em 1967 e em 1972, Toshio Imai, então superintendente da empresa, se torna acionista. Em 1973, a Mitomu Simamura une-se à empresa japonesa Daiwa House transformando-se na Simamura Daiwa House, proporcionando um grande avanço nos processos construtivos e operacionais da época.

Toshio Imai assume a direção da empresa em 1976, dando continuidade ao fortalecimento da marca, com competência, profissionalismo e sólidos valores que permanecem norteando a Artenge até os dias de hoje. A Simamura Daiwa House passou a se chamar Artenge Construções Civis, a partir de 1984.

Em sua trajetória a Artenge imprimiu um novo conceito urbanístico nas cidades que acolhem suas obras. Um marco em Londrina foi a construção do Ginásio de Esportes Moringão, referência até hoje. Também a construção de parte da Klabin, em Telêmaco Borba (PR) e as altas torres de apartamentos na cidade modificando a paisagem urbana. A Artenge foi a primeira empresa a construir prédios residenciais na Gleba Palhano, o metro quadrado mais valorizado de Londrina.

Hoje, cinquenta anos depois, sob a direção da C.E.O. Cássia Imai, a Artenge realiza mudanças substanciais nos processos internos de gestão, adotando as boas práticas de mercado preconizadas pela Governança Corporativa.

 “Já há algum tempo, a equipe Artenge se uniu em um grande projeto de modernização, evolução e aprimoramento na gestão dos processos, alinhando as inovações tecnológicas a um atendimento personalizado aos clientes e à valorização de nossos colaboradores. É uma estimulante construção de um futuro feito por nós, por todos nós”, afirma a empresária, Cássia Imai.

A construtora

A Construtora Artenge iniciou com construções comerciais e educacionais. Com a tecnologia adquirida na parceria com a empresa japonesa Daiwa House, passou a construir barracões e silos, empresas de moagem, refinarias, entre outras obras. Vieram também edifícios, residenciais, casas populares, grandes empreendimentos e prédios alto de padrão, como atestam esta evolução o ArtèPalhano de 27 andares em Londrina (PR) e o Torres Inglaterra em Presidente Prudente (SP).

A empresa conquistou através dos anos sólida credibilidade. Com amplo portfólio e diversidade nos tipos de obras já construídas, com clientes em segmentos industrial, residencial e público, a Artenge foi adquirindo expertise nas mais diversas áreas da construção civil.

Sempre inovando e colocando a disposição do mercado uma larga experiência no sistema de empreita global, em 2016 a Artenge lançou o Núcleo de Empreita GEMBA, um departamento da Artenge voltado exclusivamente para construções coorporativas.

Nessa jornada, a Artenge investe na capacitação e qualificação do quadro de colaboradores, na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável, com ações socioambientais, com foco no atendimento às expectativas de seus clientes.

Andrea Monclar/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.