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O agendamento abre ao meio dia e é feito pelo site www.londrina.pr.gov.br/sine; índice de ausência da primeira semana foi de quase 20%

A Secretaria Municipal do Trabalho Emprego e Renda (SMTER) retomou o atendimento presencial para o seguro desemprego nesta semana. Em Londrina, a SMTER é o único órgão que faz o procedimento de habilitação no seguro. Para atender a alta demanda, todos os servidores foram destacados para atendimento exclusivo do seguro desemprego. A medida permitiu a ampliação de 78 vagas para 200 agendamentos diários. Os atendimentos são todos, obrigatoriamente, por meio de agendamento, garantindo que não haja aglomeração de pessoas.A agenda é aberta ao meio dia no site www.londrina.pr.gov.br/sine. Ao atingir o limite, ela é automaticamente fechada e reabre às 12 horas do dia seguinte. A praça de atendimento da Secretaria recebeu as adequações necessárias seguindo todas as orientações de segurança e distanciamento estabelecidas pelo Coesp.

Nos primeiros dias, foram atendidos cerca de 165 trabalhadores e registradas 35 faltas em média. Para o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, esse dado está acima do desejado. “Nós registramos nesses primeiros dias de atendimento um índice de evasão que ficou próximo a 20%. No cenário em que estamos vivendo, consideramos esse percentual  muito alto. São quase 40 pessoas por dia que ocuparam um horário e não compareceram. São pessoas que precisarão reagendar e, consequentemente, vão ocupar novamente um espaço na agenda tirando a oportunidade de atendimento de outro trabalhador duas vezes. Isso acaba onerando a demanda, que já está alta, e torna aquele horário, no qual a pessoa faltante estava agendada, infrutífero. Entendemos que imprevistos acontecem, mas essa evasão precisa diminuir. Fazemos o apelo àqueles que não tem certeza se poderão comparecer, que não ocupem as vagas do agendamento”, pediu.

Carreri ainda lembrou da rapidez com que os horários estão sendo preenchidos. “Nesse momento de retomada do serviço presencial, é normal que a procura seja muito intensa e que os horários se esgotem rapidamente. De segunda até hoje, todas as 200 vagas foram preenchidas em cerca de 15 minutos. Sabemos que muitos têm tentado agendar, mas que ainda não conseguiram um horário. Isso é reflexo do grande número de pessoas precisando dar entrada no seguro. Pedimos paciência aos que ainda não conseguiram o agendamento e lembramos que o trabalhador tem até 120 dias após a demissão para dar entrada no benefício. Acreditamos que com mais algumas semanas, operando com essa capacidade de 200 vagas diárias, o que representa mil trabalhadores a cada semana, devemos conseguir equalizar melhor essa situação”, pontuou.

Carrei ainda agradeceu aos trabalhadores pela colaboração na retomada do atendimento. “Tivemos uma primeira semana com pouquíssimas intercorrências e nada grave. Sabemos que é uma situação difícil e estamos atendendo da melhor maneira possível nesse momento de pandemia. Os trabalhadores que vieram à agência respeitaram as orientações dos nossos servidores, a obrigatoriedade da máscara e o pedido de não trazer acompanhantes e somos gratos por isso. Reforçamos também que é possível dar entrada no seguro direto pela internet. O link para a habilitação online e um passo a passo detalhado explicando o processo do seguro web estão disponíveis no nosso site. O prazo de 30 dias para o pagamento da primeira parcela começa a contar logo após o término do cadastro do requerimento no sistema” explicou.

NCPML

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