Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Eventos ocorrem durante o mês de agosto e têm por objetivo gerar maior integração da comunidade escolar

Durante o mês de agosto, diversas escolas da rede municipal de ensino realizam atividades voltadas para a comemoração da Semana da Família, uma orientação da Secretaria Municipal de Educação (SME) para as unidades escolares de Londrina.

Segundo a gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Barbosa Perez, este evento possui o objetivo de promover atividades de interação com intuito de estimular a participação da família nas escolas. “A Semana da Família é planejada de acordo com as especificidades de cada realidade.  Ocorrem ações diversas, algumas unidades escolares optam em organizar atividades durante toda a semana, outras, em dias específicos com culminâncias, palestras ou mostras culturais para as famílias. Elas tem autonomia para organizar esses eventos com as famílias, sempre com a intenção de  estimulá-las a estarem presentes nos diferentes momentos da rotina escolar. Essas ações promovem o desenvolvimento da cultura de participação, levando-as a perceberem a importância que têm no acompanhamento da vida escolar de seus filhos, explicou.

Ainda de acordo com a gerente, a Semana da Família é uma ação que já está integrada à agenda curricular das escolas. “Há muitos anos temos essa semana instituída no calendário escolar, normalmente no mês de agosto. Frisamos que a presença e participação das famílias deve acontecer permanentemente no ambiente escolar, pois acreditamos que essa parceria entre família e escola é fundamental para o sucesso da trajetória escolar dos alunos.  Não podemos nos furtar de falar que pais presentes no contexto escolar são essenciais na aprendizagem de seus filhos. Contudo, o fato de instituirmos uma semana no ano, especificamente para isso, é interessante, uma vez que as famílias já se preparam para algo diferente”, frisou.

Nina Gardemann

A Escola Municipal Nina Gardemann irá preparar, neste sábado (17), das 14h30 às 17h, diversas atividades referentes ao dia da Semana da Família. O evento, que será aberto à comunidade tem como objetivo promover uma maior integração entre pais, alunos e escola. Nesta oportunidade o tema principal será sustentabilidade. A Escola fica na Rua Dragen Feld, 73, no Jardim Tókio.

A programação conta com variadas atrações para os participantes. Na abertura, alunos de 3º e 4º ano irão aproveitar para apresentar o projeto musical “Um Canto em Cada Canto”, que ocorre há 18 anos em todas as escolas municipais de Londrina e é trabalhado uma vez por semana na unidade. Será realizada, também, uma oficina de pintura para pais e alunos.

Empresas de ramos distintos, como a Copel, a E-Eletro, o Ita Resíduos, a Farmácia Vale Verde, a Ótica Diniz, a Unifil, o Instituto Federal e a Academia Madureira são parceiras neste evento e irão preparar stands com atividades focadas, majoritariamente, em sustentabilidade e saúde.

Espaço kids

O evento também contará com um “Espaço Kids” que disponibilizará contação de histórias, tablets com óculos de realidade virtual aumentada para as crianças. Haverá ainda cama elástica, pipoca e algodão doce, disponibilizados pela Polícia Militar (PM).

Ações sociais

Haverá ainda, além de todo entretenimento, ações sociais promovidas tanto pela escola quanto por empresas colaboradoras. Destacam-se a orientação jurídica proporcionada por advogados da OAB-Londrina e os cortes de cabelo masculino realizados por barbeiros do Instituto de Aperfeiçoamento Profissional e Cultural de Londrina (IAPEC).

Trocas

Mais uma ação social promovida pela Escola serão as trocas de uniformes, livros e brinquedos, em bom estado, que os participantes poderão realizar no dia.

Econina

De acordo com a gestora da unidade, Tânia Maria Terra Machado, a confraternização vai ao encontro de um projeto que teve início neste semestre na Escola, o Econina. “O trabalho foi lançado no dia 31 de julho. Ele envolve ações nas áreas ambientais, sociais e econômicas, com o objetivo de ensinar os alunos a terem ações conscientes nesses campos e tentar passar a visão de um mundo melhor. Vamos utilizar o Dia da Família para promover esta iniciativa”, contou.

A Escola Municipal Nina Gardemann conta, ao todo, com 250 alunos, divididos em 12 turmas do P5 ao quinto ano, além de um EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Nair Auzi Cordeiro

A Escola Municipal Nair Auzi Cordeiro realizará, no próximo sábado (17), a “Rua de Recreio para a família”, atividade voltada para a Semana da Família. A ação será na própria unidade, localizada na Rua Augusto Ballalai, 33, no Conjunto Milton Gavetti.

Nesta semana, a escola já vem trabalhando a importância da família, tema que culminará no evento de sábado. A atividade será dividida em dois momentos, pela manhã, das 8h30 às 11h30, será realizado um café da manhã e atividades físicas para familiares e alunos do P5, 2º, 3º E 5º ano. Já na parte da tarde, das 13h30 às 15h30, haverá um café da tarde e atividades físicas voltadas aos familiares e alunos do P5, 1º e 4º ano.

Entre as atividades organizadas pelas professoras, estão: jogo cooperativo, transporte humano, dança da laranja, morador casa terremoto e agulha bambolê de mãos dadas.

A gestora da escola, Eleucineia Alicio de Lima, pensa no evento com uma ampla ação de integração. “Este tipo de atividade visa aproximar a família, o estudante e a escola, além de valorizar a própria família”, salientou.

A Escola Municipal Nair Auzi Cordeiro, conta com 13 turmas de P5 ao 5º ano, totalizando 300 alunos.

Miguel Bespalhok

Na Escola Municipal Miguel Bespalhok o Dia da Família será comemorado com uma festa para pais e alunos também no sábado (17). O evento ocorrerá em dois períodos: matutino, das 9h às 11h, e vespertino, das 14h às 16h. A ideia é realizar diversas atividades, nas salas de aula, com intuito de promover uma integração entre a comunidade escolar. A unidade escolar fica na Rua Bartira, 55, no Conjunto Habitacional Antares.

Dentre as ações se destacam: confecção de brinquedos que não são mais feitos atualmente; sala de massagem; pintura com tinta guache; montagem de um painel que será exposto na escola; jogos; e sala de leitura.

Além das atividades será oferecido um “chazinho” e pipoca para os participantes. “A ideia é fazer uma interação das famílias com as crianças, mostrar um pouco do que os alunos vivenciam na escola e oportunizar atividades que eles não têm no dia a dia. Queremos construir uma integração entre as próprias famílias também. Esses são, realmente, os principais objetivos”, contou a gestora da unidade, Cristiane Ciquini Tutida.

A Escola Municipal Miguel Bespalhok possui, atualmente, 600 alunos divididos em 24 turmas do P5 ao quinto ano.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.