Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ministério Público do Paraná, a partir da 7ª Promotoria de Justiça de Londrina, Norte Central do estado, obteve nesta semana liminar judicial que impõe a interdição imediata de mais uma Instituição de Longa Permanência de Idosos mantida na cidade. Na ação civil pública, o MPPR sustenta que foram constatadas no local várias irregularidades de ordem sanitária, além de notícias de maus-tratos a internos.

Segundo relatos feitos à Promotoria na apuração do caso e incluídos nos autos, os idosos não estariam sendo alimentados de forma adequada nem recebendo os cuidados necessários. Também há notícias de castigos e maus-tratos e informações de que as pessoas suspeitas de maltratar os internos manteriam um grupo no aplicativo de troca de mensagens, no qual comentariam a rotina do local, inclusive os supostos abusos.

Conforme a liminar, em vistoria realizada na unidade recentemente, em outubro, a Vigilância Sanitária Municipal apontou que a ILPI apresentou irregularidades também relacionadas à prevenção do coronavírus, como ausência de distanciamento entre as camas dos internos e admissão de novos idosos, provenientes de outras entidades, sem adoção das medidas de isolamento recomendadas para evitar possíveis casos de contaminação, além de manter um número de residentes superior à capacidade da instituição e alguns menores de 60 anos, sem qualquer justificativa, dentre outras situações.

Na decisão, proferida ontem, 2 de dezembro, o Juízo da 5ª Vara Cível da comarca impôs prazo de cinco dias para que os responsáveis pelo estabelecimento busquem as famílias dos internos e providenciem suas transferências, para residências ou outras instituições. Foi determinada multa diária de R$ 2 mil em caso de descumprimento.

Autos nº 0071166-34.2020.8.16.0014

Asimp/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.