Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Comissão de Justiça coordena debate nesta segunda sobre projeto que propõe redução para 500 metros da distância mínima entre os estabelecimentos

A proposta de novas regras para a instalação de postos de combustíveis no município será discutida durante audiência pública na Câmara Municipal de Londrina nesta segunda-feira (7), às 19 horas. O debate, coordenado pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação, terá como tema o projeto de lei nº 275/2017, de autoria do Executivo, que altera o distanciamento mínimo entre estes estabelecimentos e também de instituições como hospitais, escolas, creches e áreas militares, entre outras. A audiência será aberta à participação da população e será realizada na sala de sessões do Legislativo, com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gob.br.

Para as mudanças propostas, o projeto prevê a alteração do artigo 233 do Código de Posturas do Município (lei municipal nº 11.468/2011), eliminando os incisos de I a XII do parágrafo 2º, que determinam as características técnicas da construção, como o recuo mínimo da rua principal e o distanciamento entre as bombas de combustível. A proposta também elimina os parágrafos 4º, 6º e 7º, além de incisos do parágrafo 5º da legislação em vigor, que tratam das áreas dos terrenos e de distanciamentos mínimos. O novo texto estabelece que a menor distância para a instalação dos postos de revenda de combustíveis, medida a partir dos pontos de estocagem, será de 500 metros, e não mais de 1,5 mil metros.

O projeto de lei nº 275/2017 é resultado de discussões entre as secretarias municipais de Fazenda, Obras, Ambiente, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). De acordo com a justificativa apresentada pelo Executivo, estes órgãos concluíram que os parâmetros hoje adotados burocratizam os licenciamentos municipais, sem efetiva contribuição para resguardar a segurança física e ambiental. A proposta de mudança foi apresentada pela Comissão Permanente de Revisão e Desburocratização de Processos e Procedimentos Administrativos do Município (Agiliza Londrina).

Sugestões

Para o presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, José Roque Neto (PR), é importante que a proposta seja bastante discutida com a comunidade, pois trata-se de uma mudança significativa na lei. “Uma alteração como esta deve ser baseada em pareceres jurídicos e em consulta à população. Esperamos que muitos participem da audiência, opinem e apresentem suas sugestões para melhorar o projeto”, afirma o vereador, lembrando que durante o evento e até as 19 horas do dia seguinte (8) poderão ser apresentadas propostas por escrito, por meio de formulário próprio.

Foram convidados a participar do debate desta segunda-feira representantes do Conselho Municipal da Cidade (CMC), Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniência do Estado do Paraná (Sindicombustíveis-PR), Ippul, Codel, Comissão Agiliza Londrina, associações de moradores e demais sindicatos e associações ligados ao comércio, entre outras entidades.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.