Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto de Lei será debatido em maio; objetivo é ceder um imóvel de 17.982,44 m² para a ampliação do campus do UniCesumar, na região leste

A Prefeitura de Londrina irá promover, no dia 2 de maio, uma audiência pública para discutir um projeto de lei que autoriza a doação de um imóvel de propriedade do Município ao Centro Universitário Cesumar (Unicesumar). O objetivo é viabilizar a ampliação do campus universitário desta instituição, que já está em fase final de instalação, na Avenida Santa Mônica, região leste. O encontro vai ocorrer às 19 horas, no auditório do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, na Rua Benjamin Constant, 800.
Se o projeto for aprovado pela Câmara Municipal, o terreno será doado pela Prefeitura de Londrina ao Unicesumar, que, por sua vez, deverá implementar obras e investimentos como contrapartida. A intenção do Executivo é desafetar de uso especial a área de terras, com dimensão total de 17.982,44 metros quadrados, constituída do Lote 42/43-A-1 da Gleba Patrimônio Londrina, pertencente ao Município. A doação do terreno tem fundamento na Lei Municipal nº 5.669, de 1993, que dispõe sobre a Política de Desenvolvimento Industrial do Município.
O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Nado Ribeirete, destacou a relevância que o empreendimento, em expansão, tem para o desenvolvimento da região leste da cidade, enfatizando que os benefícios gerados pela instalação da universidade somam ao ganho educacional. “Trata-se de uma instituição de grande porte que é considerada referência em educação superior no Brasil e, por isso, as expectativas são as melhores. Londrina, que é um polo educacional, ganhará em vários aspectos que passam pela geração de empregos até a valorização de uma área importante da cidade com as diversas ações de contrapartida que serão realizadas”, destacou.
Nado disse ainda que a ideia do Município é tentar aproveitar a oportunidade para atrair investimentos industriais e comerciais que serão importantes para dar continuidade ao desenvolvimento dessa região de Londrina e fortalecer a economia local.
Todas as informações sobre a audiência pública, incluindo o texto completo do projeto de lei, o EIV, os documentos complementares e o formulário para a apresentação de propostas estão disponíveis no link http://ippul.londrina.pr.gov.br (acessar a opção Audiências no menu à esquerda).
Ampliação e estrutura

O uso da área para a expansão do campus irá permitir que o UniCesumar amplie, em até 6 mil, o número de alunos da instituição. Dessa forma, o empreendimento deverá gerar, inicialmente, 100 empregos diretos com as novas instalações.
Os investimentos para a implantação do Centro, que está sendo concluído, somam R$ 30 milhões, entre a aquisição do terreno e a construção dos 8 mil metros quadrados distribuídos em 26 salas de aula, auditório com capacidade para 450 pessoas, laboratórios, biblioteca, cantina, entre outras áreas. A área onde o prédio está sendo construído mede 33 mil metros quadrados e permite ampliações futuras.
Contrapartida

De acordo com o projeto de lei, a partir da doação do terreno, a Cesumar vai oferecer como contrapartida diversas obras e investimentos que irão beneficiar a região leste de Londrina. Entre as ações, destacam-se a realização de obras de infraestrutura e recuperação da malha asfáltica do Município de Londrina, no valor mínimo de R$ 3,1 milhões; recuperação ambiental do fundo de vale do Córrego do AI, na área remanescente do Grêmio dos Operários; e construção de uma passarela para pedestres sobre a Avenida Santa Mônica, ligando os Lotes 42/43-A-1 e 47-H, ou seja, ligando a área doada ao campus da Unicesumar.

No projeto, ainda constam contrapartidas como a celebração de, no mínimo, três convênios anuais com entidades da sociedade civil, tendo a anuência do Município, para a realização de atividades de interesse público, afetas às atividades dos seguintes órgãos: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Esportes de Londrina, visando à junção de esforços para o  desenvolvimento de ações sociais e esportivas em benefício da população circunvizinha.

Renan Oliveira/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.