Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Debate será na segunda (10) à noite, na Câmara de Londrina. Objetivo é debater projeto que prevê a colocação dos equipamentos pela companhia de água

No dia 10 de fevereiro (segunda-feira), às 19 horas, na sala de sessões da Câmara Municipal de Londrina (CML), será realizada audiência pública para debater o projeto de lei (PL) nº 125/2019, que determina a instalação de equipamento eliminador de ar nas tubulações do sistema de abastecimento de água da Sanepar. O evento é promovido pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação da CML e terá transmissão online pelo site www.cml.pr.gov.br e pelo canal da Câmara no YouTube.

Foram convidados para participar representantes do Procon em Londrina e da Sanepar, companhia responsável pelo abastecimento de água na cidade. A audiência é aberta ao público, que pode se manifestar oralmente durante o evento, mediante inscrição feita no início da audiência. A população também pode apresentar por escrito sugestões de modificação do projeto de lei, até as 19 horas do dia seguinte (11 de fevereiro).

O projeto de lei nº 125/2019 foi proposto pelo vereador Guilherme Belinati (PP), que reforça o convite para que os moradores de Londrina participem da audiência. Na justificativa do PL, o parlamentar afirma que a instalação do equipamento é necessária porque, quando ocorre a suspensão do fornecimento de água devido ao rompimento da tubulação ou por serviços realizados na rede, o tubo por onde passa a água se enche de ar. Quando o fornecimento é restabelecido, o ar é empurrado pelo hidrômetro, cuja leitura determina a cobrança da taxa de fornecimento de água.

"A população tem papel principal e fundamental na audiência pública, porque não adianta só eu, como vereador e representante da população, cobrar essa demanda. É muito importante que as pessoas participem para mostrar para a Sanepar e para o Procon que elas não aceitam mais esse tipo de atitude", afirma o vereador. O projeto pretende alterar a lei municipal 8.684/2002, que permite que a Sanepar instale eliminadores de ar na tubulação de água em Londrina, mas com os custos bancados pelos consumidores. A proposta em debate prevê que a Sanepar pague as despesas com aquisição e instalação do aparelho.

Segundo o vereador, na prática, o consumidor paga pelo ar como se fosse água. "A ideia do projeto veio quando centenas de pessoas me procuraram para se queixar que elas desligavam o registro geral da casa e o relógio continuava girando, aumentando a conta. Foram averiguar e viram que era o ar passando pela tubulação, contado como se fosse água. Já que a Sanepar durante muitos e muitos anos lucrou em cima desse ar, nada mais justo do que ela mesma coloque esses eliminadores de ar em todas as casas e edifícios, e que banque isso", argumenta o autor do projeto.

Manifestação

Convidada a se manifestar por escrito sobre o projeto, a Sanepar afirmou que a regulamentação sobre a instalação de eliminadores de ar está prevista na lei estadual 13.962/2002 e no decreto estadual 953/2007, que preveem que os custos de instalação devem ser arcados pelo usuário.

A assessoria jurídica da Câmara emitiu parecer contrário ao projeto de lei, pois alega que o contrato do Município de Londrina com a Sanepar está em andamento e que não seria possível impor à companhia os custos de aquisição e instalação dos equipamentos. Tal medida, conforme o parecer, causaria prejuízo financeiro à empresa e interferiria no equilíbrio econômico-financeiro do contrato, direito assegurado pela Constituição Federal.

O Procon Londrina apresentou manifestação apoiando o conteúdo do projeto, porém com a ressalva de que, no caso de Londrina, o contrato com a Sanepar já está em andamento e, se a empresa tivesse de arcar com a instalação dos eliminadores de ar, o custo seria repassado aos consumidores. O órgão sugere a apresentação dos custos de compra e colocação dos aparelhos, bem como a economia que o consumidor teria após a instalação.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.