Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto de lei que será tema de debate hoje (17) tem por objetivo permitir a construção de Centro de Apoio ao Paciente com Câncer

A Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara Municipal de Londrina coordena hoje (17), às 19 horas, audiência pública para debater o projeto de lei nº 220/2017, de autoria do vereador Roberto Fú (PDT), que altera o zoneamento de uma área no Jardim San Fernando, na zona Sul da cidade, para construção da sede do Centro de Apoio ao Paciente com Câncer (CAPC). O debate será realizado na sala de sessões, com transmissão online pelo site www.cml.pr.gov.br e pelo canal da Câmara no Youtube.

Atualmente a área, de 8.201,03 metros quadrados, que abriga em parte do terreno, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jorge Dib Abussafi, está classificada como Zona Residencial Três (ZR-3), o que impede a edificação do empreendimento previsto no projeto do CAPC. A intenção, segundo dirigentes da entidade, é que no complexo a ser construído sejam atendidos inicialmente 600 pessoas por dia, de aproximadamente 50 municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). As informações constam no site da entidade (http://capcbrasil.org.br/capc/sobre), onde também é informado que o terreno foi doado pela Fundação Melvin Jones, distrito LD-6, em junho de 2013. O projeto de lei em tramitação na Câmara transforma a área em Zona Comercial 6 (ZC-6).

Limitações de tráfego - A discussão da proposta em audiência pública foi indicada em parecer da assessoria jurídica do Legislativo. Consultado por meio de parecer prévio, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) destacou a necessidade de avaliação do sistema de circulação e transportes, incluindo, entre outros, o tráfego gerado, a acessibilidade, as condições de estacionamento, carga e descarga, embarque e desembarque.

Esta avaliação, segundo o IPPUL, poderá mostrar a dificuldade de acesso ao terreno, entre outros motivos, ao norte pela presença do aeroporto; ao sul devido à existência do Parque Arthur Thomas e a oeste em razão das poucas transposições da Avenida Dez de Dezembro. O parecer alerta ainda que qualquer percurso implicaria na passagem dos diversos veículos por bairros com características predominantemente residenciais e com vias estreitas.

Já o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) encomendado pelo CAPC à empresa CMB Mineração e Meio Ambiente aponta, em sua conclusão, “que não foram identificados impactos socioambientais negativos relevantes e que não sejam passíveis de mitigação nesta etapa de proposta de alteração de zoneamento urbano, podendo-se concluir que a solicitação apresenta viabilidade socioambiental”.

Relevância social

Para o vereador Roberto Fú é preciso considerar a importância da obra para pessoas com câncer residentes em Londrina e região. “O objetivo do CAPC é oferecer assistência, com atendimento humanizado, em várias áreas, e hoje o maior obstáculo para sua construção é o zoneamento do terreno, que precisa ser alterado. Aquele é um ponto de fácil acesso, principalmente após a conclusão do Arco Leste e é uma área que atende as necessidades do projeto”, argumenta o parlamentar, defendendo a aprovação da matéria.

Além do autor do projeto, que deverá apresentar a proposta de mudança de zoneamento, foram convidados a participar do debate e se manifestarem sobre o tema representantes do CAPC; Conselho Municipal da Cidade (CMC); IPPUL; Conselho Municipal do Meio Ambiente; secretarias municipais de Saúde, do Ambiente e de Educação; associação de moradores além de diretores e pais de alunos atendidos pelo Centro de Educação Infantil (CEI) Jorge Dib Abussafi.

Silvana Leão/Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.