Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto de lei nº 26/2019 será debatido com a comunidade na segunda-feira (2 de setembro), às 19 horas, na sala de sessões da Câmara Municipal

A Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara Municipal de Londrina coordenará na segunda-feira (2 de setembro), às 19 horas, na sala de sessões do Legislativo, audiência pública para debater com a comunidade o projeto de lei (PL) nº 26/2019, que estabelece normas para a Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (Reurb-S). Encaminhado pelo prefeito Marcelo Belinati (PP), o PL prevê a regularização de núcleos urbanos informais já consolidados, localizados em terrenos que pertençam ao município ou à Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld) e que sejam ocupados predominantemente por população de baixa renda (renda familiar de até três salários mínimos, ou R$ 2.994).

“A Comissão de Justiça convocou a audiência seguindo orientação da assessoria jurídica da Câmara. O objetivo é demonstrar com clareza à população quais núcleos urbanos estão incluídos nessa discussão, as exigências para a regularização e quais áreas temos hoje no município”, afirmou o vereador Jairo Tamura (PL), líder do prefeito na Câmara e presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação.

Critérios

O PL 26/2019 prevê que poderão participar da Reurb-S os núcleos ocupados até 22 de dezembro de 2016, critério já previsto na Lei Federal nº 13.465/2017, que trata de regularização fundiária urbana e rural. Conforme estudo técnico da Cohab-Ld anexado ao projeto, ao menos 13 áreas seriam enquadradas no programa. Dessas, cinco ficam na zona Leste (Jardim Santa Fé – Centro Comunitário, Jardim São Rafael, Vila Amaral, Praça Jardim Morar Melhor e Jardim Rosa Branca), quatro ficam na zona Norte (Remanescente do Conjunto Habitacional Vivi Xavier, Jardim Shekinah, Morro da Formiga e Santa Luzia), uma na Oeste (Jardim Leste-Oeste-Setor 2), uma na Sul (Jardim Cristal – Quadra10), uma no Centro (Vila Marízia II) e uma no distrito de Guaravera (Vila Santa Inês).

“Existem hoje 68 áreas ocupadas irregularmente na zona urbana de Londrina e nos distritos. Mas nem todas são passíveis de regularização, pois algumas estão localizadas em fundos de vale ou em terrenos que por suas características impedem obras de infraestrutura”, explicou o presidente da Cohab-Ld, Luiz Cândido de Oliveira. Segundo ele, o projeto da Reurb-S beneficiaria ao menos 2 mil famílias londrinenses.

Ainda de acordo com a proposta do Executivo, o processo de enquadramento da área como Reurb-S será iniciado por solicitação formal ao Poder Público Municipal. Formalizado o pedido, o processo será remetido para análise da Comissão Integrada de Regularização Fundiária do  Município (Cirf), formada por representantes de vários órgãos e que emitirá parecer favorável ou não ao procedimento. Aprovada a regularização, caberá ao Município implantar na área o sistema viário e obras de infraestrutura essencial, como rede de abastecimento de água potável, coleta de esgoto e energia elétrica. Para ser beneficiário da Reurb-S, o proprietário não poderá ser concessionário ou dono de imóvel urbano ou rural, nem ter sido contemplado em outros programas habitacionais subsidiados ou oriundos de regularização fundiária.

Convidados

Após audiência pública e parecer definitivo da Comissão de Justiça, o PL 26/2019 ainda passará pela comissão de Política Urbana e Meio Ambiente antes de ser votado em plenário. No evento de segunda, o projeto de lei será apresentado pela Cohab-Ld. Além de membros da companhia, foram convidados a participar representantes do Conselho Municipal da Cidade (CMC),  do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), e das secretarias Municipais de Obras e Pavimentação, do Ambiente, de Gestão Pública e de Planejamento; entidades da sociedade civil além de moradores das áreas a serem regularizadas. O debate é aberto à participação da comunidade e contará com transmissão online pelo site www.cml.pr.gov.br e pelo canal da Câmara no Youtube.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.