Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Debate público agendado para esta segunda-feira (14) à noite também vai abordar as políticas públicas de enfrentamento do problema

A Comissão de Seguridade Social da Câmara de Vereadores de Londrina e a Comissão Municipal de Prevenção e Controle de DST/HIV/AIDS (Comuniaids) do Conselho Municipal de Saúde coordenam na próxima segunda-feira (14), às 19 horas, audiência pública sobre um problema que voltou a se intensificar nos últimos anos: os casos de AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) entre adolescentes e jovens. O debate será realizado na sala de sessões do Legislativo e abordará as políticas públicas de prevenção e assistência aos doentes.

Segundo dados do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde, em 2016 foram diagnosticados no município 101 casos de HIV positivo, sendo 92 masculinos e 9 femininos. O maior número de casos foi na faixa etária de 13 a 39 anos. Já em 2017, de janeiro até o dia 7 deste mês, foram constatados 81 novos casos, sendo 49 deles na faixa etária dos 20 aos 29 anos, totalizando um percentual de 55,71 %.

No Brasil os dados são igualmente preocupantes. De acordo com o Boletim Epidemiológico HIV-AIDS – 2016 do Ministério da Saúde, os casos de infecção pelo HIV entre os anos de 2007 e 2016 concentraram-se na faixa etária de 20 a 34 anos (52,3%). O documento destaca o aumento de casos em adolescentes e jovens até 24 anos: de 2006 para 2015 a taxa entre aqueles com 15 a 19 anos mais que triplicou (de 2,4 para 6,9 casos/100 mil habitantes) e, entre os jovens de 20 a 24 anos, dobrou (de 15,9 para 33,1 casos/100 mil habitantes).

Falta informação

Para a coordenadora da Comuniaids, Argéria Maria Serraglio Narciso, entre as causas do aumento expressivo do número de infecções por HIV/Aids em adolescentes e jovens adultos estão a falta de informação sobre a importância do uso de preservativo e o desconhecimento dos efeitos da AIDS, que ataca o sistema imunológico e torna o organismo mais vulnerável, por exemplo, a infecções.

“A população jovem que não viveu antes da terapia antirretroviral (coquetel) acaba por negligenciar a prevenção, por desconhecer o impacto que a doença provoca na vida das pessoas, e por vezes não adota práticas seguras. Precisamos mostrar que viver com Aids não é fácil, há uma mudança substancial na família, no trabalho, na sociedade em geral, pois além do uso das medicações contínuas e de seus efeitos colaterais, há o risco de desenvolver comorbidades, como problemas cardíacos, diabetes e outras doenças”, explica a assistente social.

Prevenção

Argéria lembra que uma das propostas de enfrentamento que serão discutidas durante a audiência pública está o resgate à prevenção, não só no âmbito individual, mas como política pública de governo. “Temos que debater sobre a prevenção no Brasil, no Estado e no Município, sobre a capacidade dos serviços para atendimento e o que podemos fazer para ampliar a prevenção das diferentes infecções sexualmente transmissíveis, além de melhorar as ações de assistência às pessoas vivendo com HIV e AIDS”.

O problema começou a ser discutido na Câmara Municipal em maio deste ano, quando profissionais que atuam no Comuniaids e outros setores da saúde participaram de uma sessão ordinária, a convite do vereador João Martins (PSL), presidente da Comissão de Seguridade Social. “Naquela ocasião percebemos a necessidade de discutir mais profundamente este tema, que é muito preocupante. Infelizmente, algumas doenças que estavam melhor controladas, que praticamente não se falava mais, estão voltando. É preciso conscientizar o maior número possível de pessoas e reivindicar políticas públicas mais efetivas, inclusive com melhor estrutura de atendimento”, afirma o vereador.

O debate na Câmara de Vereadores será aberto à participação da população, com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br. Entre os participantes estarão o coordenador das ações de prevenção e articulação social no Departamento de IST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Gil Casimiro; o chefe de Divisão de Vigilância Sanitária da 17ª Regional de Saúde de Londrina, José Carlos Moraes; o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cícero Cipriano Pinto; e o representante da Associação Londrinense Interdicisplinar de Aids (Alia), Paulo Wesley Faccio, além de Argéria Narciso.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.