Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Câmara promove debate nesta segunda-feira (26) sobre projeto de lei que estabelece as diretrizes do Orçamento do Município para 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Londrina coordena, nesta segunda-feira (26), às 19 horas, audiência pública para discussão do projeto de lei nº 78/2017, do Executivo Municipal, que estabelece as metas e prioridades do Município para o Orçamento de 2018 – Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Em tramitação no Legislativo desde o mês de abril, a proposta foi questionada por meio de parecer prévio das comissões permanentes, por apresentar desequilíbrio nas projeções entre receitas e despesas. Após resposta da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, o projeto foi aprovado em primeiro turno de votação na última terça-feira (20).

O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Felipe Prochet (PSD), lembra que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) exige o equilíbrio das contas públicas, daí a solicitação, por parte dos vereadores, da relação das medidas previstas, ainda este ano, para a cobertura do déficit projetado. “O Executivo enviou ao Legislativo as providências que vêm sendo tomadas ou que irão ser implementadas para equacionar o problema, mas faltaram as planilhas com o impacto financeiro destas medidas, como foi solicitado no parecer prévio, para sabermos se elas serão capazes de permitir o equilíbrio entre receitas e despesas. Seria importante que este detalhamento fosse enviado ao Legislativo para discussão durante a audiência pública”, afirma o parlamentar.

Entre as providências que deverão ser tomadas pela Administração municipal para sanar o déficit previsto de R$ 186.788.000,00 no orçamento do Município para 2018 estão ajustes internos, como a intensificação da cobrança de grandes devedores, a desburocratização do Município, a revisão da política de industrialização e medidas de fomento à economia, como a reforma do Código Tributário. A Secretaria de Planejamento também citou projetos de lei já enviados à Câmara, como o que restringe o transporte escolar gratuito (passe livre) e outros sugeridos pela Comissão de Desburocratização do Executivo, além das propostas que ainda serão protocoladas, entre elas o projeto que propõe a revisão da Planta Genérica de Valores.

Participação

Para o vereador Felipe Prochet é fundamental que representantes de entidades e a população em geral participem da audiência pública para conhecerem a situação financeira do Município e discutirem as diretrizes do Orçamento para o próximo ano. “Este é o momento em que todos podem ajudar a definir as prioridades e sugerir mudanças”, esclarece o parlamentar, referindo-se às propostas de emendas ao projeto que poderão ser apresentadas por escrito durante a audiência pública, em formulário próprio, e serão anexadas à ata do evento para posterior análise pela Comissão de Finanças, composta também pelos vereadores Amauri Cardoso (PSDB), vice-presidente, e Jamil Janene (PP), membro.

A audiência pública será realizada na sala de sessões do Legislativo e será aberta à participação da comunidade, com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.