Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Premiação aconteceu no primeiro dia do ECO.TIC 2018, no Parque de Exposições Ney Braga

O projeto que propõe o uso de realidade aumentada para avaliar a capacidade profissional de trabalhadores da construção civil foi o vencedor do primeiro Hackathon Construtech, realizado em Londrina. A equipe que criou o AvaliaNet foi premiada, na terça-feira (30), durante a abertura da 6ª edição do ECO.TIC, evento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que encerrou-se no Parque de Exposições Ney Braga ontem (31). O grupo levou para casa um cheque no valor de R$ 5 mil. Em segundo e terceiro lugar ficaram os projetos ControLAR e Chronos Planejamento, respectivamente.

O 1º vice-presidente Financeiro do Sinduscon Norte/PR, Gerson Guariente Junior, destacou que a primeira maratona foi um grande desafio para o setor. Ele lembrou que a indústria da construção civil em Londrina está bastante atrasada em relação à inovação e ao uso e incorporação de novas tecnologias. Guariente apontou ainda que, neste ano, a entidade estabeleceu como objetivo a criação de uma governança para o setor e a realização desse primeiro hackathon. “Durante o processo descobrimos que já temos mais de 25 construtechs em Londrina. Nosso trabalho tem sido criar novas startups e aproximar as que já existem da indústria formal para gerar riqueza para o município”, afirmou.

Um dos integrantes da equipe vencedora, o estudante de engenharia civil Gabriel Mercer de Lima Souza disse que a ideia surgiu apenas 24 horas antes do fim da maratona. “Tivemos três ideias antes e matamos todas”, contou. Os cinco membros da AvaliaNet se conheceram durante o hackathon e já estiveram em algumas empresas para apresentar a proposta de serviço. “Estamos nos reunindo semanalmente para debater os próximos passos. Nosso time é bem completo e estamos com muita vontade de fazer esse projeto acontecer. Já posso chamar meus colegas de sócios”, revelou.

ECO.TIC 2018

O ECO.TIC 2018 trouxe nesta sexta edição novas tecnologias voltadas para os setores que formam o ecossistema de inovação de Londrina, como agronegócio, construção civil, saúde, eletrometalmecânico, químico e materiais, além da tecnologia da informação e comunicação (TIC). Na programação estão palestras e painéis com especialistas e profissionais de destaque nacional e internacional. Também há um espaço reservado para a exposição de produtos e serviços.

Durante a solenidade de abertura, na terça-feira (30), o presidente do Arranjo Produtivo Local (APL) de TIC de Londrina e Região, Roberto Nishimura, destacou que o objetivo do evento é mostrar a atuação da tecnologia da informação e comunicação junto aos outros setores elencados pela Fundação CERTI como potencialmente inovadores. “Queremos mostrar que a TIC, junto aos outros setores, pode melhorar a cidade de Londrina, o Paraná e o Brasil”, disse.

O gerente regional do Sebrae no norte do Paraná, Fabrício Bianchi, enfatizou a importância do trabalho realizado pelo APL de TIC, que criou um modelo que pudesse ser utilizado por outros setores e permitisse que a cidade avançasse. “É gratificante ver o quanto Londrina vem ocupando espaço na temática de inovação no cenário nacional e mundial”, afirmou. Segundo Bianchi, desde 2015, das 1,2 mil startups atendidas pelo Sebrae/PR mais de 400 são da região de Londrina. Ele reconheceu, ainda, os esforços empregados pela iniciativa privada, poder público, instituições de ensino e empresários na transformação de Londrina em uma das principais cidades para se investir e com muitos ativos que promovem inovação.

O secretário estadual de Agricultura do Paraná, George Hiraiwa, que é engenheiro agrônomo, disse que esteve na primeira edição do ECO.TIC como curioso e confessou ter ficado feliz em encontrar, neste ano, muitos agrônomos, médicos, engenheiros interessados em novas tecnologias dentro dos seus setores de atuação. Ele enfatizou ainda que inovação é uma questão de mindset e não de lugar e garantiu que “não há no Brasil outra cidade estruturada em diversos ecossistemas”, como ocorre em Londrina. “Temos um ecossistema forte e juntos vamos construir um grande polo de inovação. Quero ver o nosso estado ser vanguarda não só na produção de alimentos, mas também em inovação”, discursou.

O primeiro dia do evento foi aberto com a palestra de Paulo Vicente dos Santos Alves, da Fundação Dom Cabral, sobre “Cenários do futuro – Um século em quatro atos”. Durante a apresentação, o palestrante disse que a cada 50 anos, aproximadamente, ocorre uma revolução tecnológica. “A partir de uma crise, os setores são obrigados a se reinventar por meio da tecnologia”, explicou. Entre as tecnologias disruptivas do ciclo atual ele destacou a inteligência artificial, realidade aumentada, big data. “Os dados são o novo petróleo, a inteligência é a nova gasolina e a privacidade é o novo verde”, resumiu.

O ECO.TIC 2018 é uma realização do APL TI Londrina e Região, Cintec, TI Paraná, Sebrae/PR, Sistema Fiep/Senai, Acil e tem o apoio do Salus, Sindimetal Norte/PR, Sinduscon Paraná Norte, Sinquifar/NP, Sociedade Rural do Paraná (SRP) e organização da F&B Eventos. O evento contou com o patrocínio da ABDI, amti, Caixa, Frezarin Eventos, Itaipu Binacional, Sistema Fiep, Senai, Fomento Paraná, Westcon, bis 2 bis e-commerce, Hotmilk, PUC-PR Campus Londrina, Smart Value, Algar Telecom, RIC TV e Softex.

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Durante solenidade de abertura, o gerente regional do Sebrae/PR, Fabrício Bianchi, disse que Londrina já ocupa um importante espaço na temática inovação nos cenários nacional e internacional - Foto: H

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.