Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As intervenções estão em andamento e facilitarão o trajeto até a UTFPR; melhorias incluem nova rotatória, sistema de drenagem e ciclovia

A região leste de Londrina tem mais uma obra em execução para melhorar a mobilidade e o fluxo de trânsito em uma de suas principais vias. A avenida dos Pioneiros passará por duplicação em um trecho aproximado de 1,5 km, entre a rua dos Caquizeiros e rua Ângelo Antônio Tronchini, na abrangência do Jardim Morumbi. Os trabalhos começaram, há cerca de um mês, com a realização do levantamento topográfico, já finalizado, e início dos serviços de limpeza de terreno e terraplanagem. A Prefeitura de Londrina investirá cerca de R$ 2,6 milhões, com recursos próprios, para a execução das obras. O prazo de entrega é de seis meses.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, as intervenções para duplicação da avenida ajudarão a interligar de forma mais efetiva a pista no sentido de acesso à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde foi feita, anteriormente, a duplicação que integra o Trecho 2 do projeto Arco Leste. Além da duplicação, será criada uma nova rotatória na avenida, no ponto de ligação com a avenida das Laranjeiras. O projeto ainda prevê uma ciclovia.

Verçosa destacou que a nova duplicação facilitará o trânsito, por exemplo, para quem trafega desde a Avenida Theodoro Victorelli até a área da UTFPR, condomínios e empreendimentos da região. “A obra compõe o pacote amplo de melhorias que estão sendo feitas na zona leste e Avenida dos Pioneiros, aprimorando a ligação e prolongamento da via, paralelamente às ações do Arco Leste. Neste momento, também está em execução o Trecho 1 do Arco Leste, que permitirá o prolongamento desta avenida até a BR-369”, acrescentou.

A obra de duplicação contará com aplicação de mais de 10 mil m² em massa asfáltica e a avenida ganhará novo sistema de drenagem, iluminação e sinalização viária. Além disso, haverá interferências em redes de água e esgoto, telefonia e energia elétrica, entre outras adequações importantes que renovarão a via.

A duplicação animou o morador Natanael Brito de Lima, que tem 59 anos e desde os 15 vive em Londrina. “Minha família tinha um sítio perto de Tamarana antes de vir pra cidade. Sempre moramos nessa região. Eu moro na avenida das Laranjeiras e minha vó mora aqui na Pioneiros, em frente a obra. Aqui no [Jardim] Interlagos, tão fazendo essa pista lá desde o shopping, já fez o viaduto. Nossa, isso tudo foi um presente de Deus”, comentou animado o guarda noturno.

Após o serviço de terraplanagem, em andamento, serão realizadas intervenções para o nivelamento do solo e instalação de galerias, precedendo a duplicação e nova pavimentação asfáltica. Os trabalhos estão sendo executados pela empresa Sinatraf Engenharia.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.