Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As entidades abaixo-relacionadas, preocupadas com o aumento e a banalização da violência em Londrina, no Paraná e no Brasil, conclamam a sociedade para um momento de reflexão sobre as causas da violência entre nós. E a buscarmos juntos, em espírito de solidariedade e cidadania, o enfrentamento dessa crise, que é ética, política e moral.

Violência que é uma política de Estado (em nível federal, estadual e municipal) com ataques sistemáticos aos direitos dos trabalhadores, à Previdência Social e uma tributação injusta, que beneficiam uma elite em detrimento da população.

Violência que é ideológica, quando grupos fundamentalistas atacam a Educação, a diversidade de gênero, de raças e de religiões, em uma intolerância inaceitável.

Violência que é política, quando se tenta a todo custo e com base na fragilidade ideológica de nossos legisladores, criminalizar os movimentos sociais, sindicais e as ocupações de área públicas.

Violência que é econômica, quando políticas públicas privilegiam o grande capital e os intermediários, em detrimento da agricultura familiar e dos assentamentos na produção de alimentos para os programas assistenciais e para a merenda escolar.

Violência que é social, quando os agentes de Segurança Pública promovem o genocídio de nossos jovens, numa situação de ataques sistemáticos a pobres e negros das periferias, numa evidente política de higienização social.

Violência que é de toda a sociedade londrinense, quando se cala moralista e hipócrita, ante a exploração sexual de nossas crianças e adolescentes. Além de um incentivo nada velado à homofobia, que produz preconceito e mortes. Uma situação que perdura por anos e parece ´´naturalizada`` para os cidadãos da chamada ´´sociedade civil organizada``.

E maior de todas as violências, origem de todas as sequelas sociais que vivemos, a falta de moradia para mais de 68 mil londrinenses. Uma família sem um teto é ´´presa`` fácil para todo tipo de miséria social: desagregação familiar, delinquência, criminalidade, prostituição infantil e o aumento do uso de drogas.

Sem um combate firme e eficaz dessas violências, por todas as mulheres e os homens envolvidos e suas entidades, não conseguiremos reverter esse quadro de fragmentação e desagregação social em Londrina.

O grito 'Basta de Violência, Londrina' deve ser de todos que se preocupam. E deve ter o caráter pedagógico de ´´acordar`` aqueles que ainda não atentaram para o processo de ruptura social que vivemos. Ou damos um Basta à violência, em todas suas formas, ou a fissura social irá se alargar, com consequências funestas para todos nós.

Londrina 18 de janeiro de 2018

Entidades que assinam este Manifesto:

Coletivo Combate ao Genocídio de Jovens de Periferia de Londrina 

Coletivo Mobiliza Londrina

CRESS - Conselho Regional de Serviço Social do PR - Seccional de Londrina 

Escola Cidadã - Movimento Educação Democrática - Londrina

Frente Esquerda Socialista de Londrina

MARL - Movimento dos Artistas de Rua de Londrina

MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida Pública

Ocupação Flores do Campo

Participa Londrina

Pastorais de Londrina 

Rede Feminista de Saúde

Sindicato dos Jornalistas de Londrina (sindjornalistas@sercomtel.com.br)

Asimp/Sindijor

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.