Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realiza nesta quarta-feira (3), a partir das 9h, na avenida Duque de Caxias, em frente à Prefeitura, a abertura oficial do Maio Amarelo em Londrina. A largada nas atividades será com uma blitz educativa em parceria com a Polícia Militar (PM). Estarão presentes no evento o presidente da companhia, Moacir Sgarioni, o diretor de Trânsito, Hemerson Pacheco, e o chefe da Ciretran local, Antenor Ribeiro.  

Na oportunidade, condutores serão abordados e terão a habilitação checada. Após a consulta, os que não tiverem multas lançadas na carteira receberão uma autuação diferente. No lugar do auto de infração, emitido quando o motorista desrespeita alguma norma de trânsito, os agentes da companhia vão entregar um “auto de educação”. A notificação será lançada e impressa na hora por meio do talonário eletrônico, como se o motorista estivesse a ser autuado. A intenção é surpreender o condutor com um documento que se assemelha à multa de trânsito, mas que, na verdade, atesta o bom comportamento do indivíduo no trânsito.

“As pessoas estão acostumadas a receber a notificação de autuação. Dessa vez, queremos parabenizá-las pelas boas atitudes emitindo um aviso diferente, que valoriza a conduta positiva do motorista”, afirma Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação no Trânsito da CMTU. Ele explica que o objetivo da ação é reconhecer publicamente os bons motoristas, entregando a eles uma notificação quase idêntica às emitidas aos condutores que cometem infrações. “O auto vai conter tudo: nome do cidadão, dados do veículo. Só que, em vez de notificar sobre o lançamento da multa, o papel trará uma notificação de bom motorista”, detalha o coordenador.

Segundo Hemerson Pacheco, diretor de Trânsito da Companhia, tanto a blitz educativa quanto as demais ações do Maio Amarelo em Londrina têm por objetivo resgatar os bons hábitos no trânsito, evidenciando as práticas nocivas e engrandecendo as positivas no dia a dia das ruas. “Tendo em vista o slogan do movimento, ‘minha escolha faz a diferença’, a CMTU pretende conduzir a uma nova cultura. Por meio da informação e da conscientização, queremos mostrar que um trânsito mais humanizado e seguro é possível a partir da escolha individual de cada um. De nada adianta enchermos a cidade de radares se os motoristas não tomarem a consciência de que uma nova dinâmica no trânsito depende da sensatez de cada um ao volante”, afirma o diretor.

Prevista para durar até as 11h, a blitz educativa vai se repetir na próxima quinta (4) e sexta-feira (5). Na quinta, ação será na avenida Tiradentes, em frente ao Parque de  Exposições Governador Ney Braga. Participarão das abordagens a PM, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Econorte e o Sest / Senat. Na sexta-feira, a intervenção vai ocorrer na Saul Elkind, na região norte, em frente ao Sesc. Além das autuações diferenciadas, serão distribuídos aos bons motoristas, portas-documento, lixeiras veiculares e adesivos com o laço amarelo símbolo da campanha.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.