Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com proposta de descentralização, grupo percussivo convida toda a cidade para curtir a folia nas regiões Norte e Oeste. Programação gratuita acontece no domingo e na terça de carnaval

Prestes a completar 12 anos de estrada, o Bloco Bafo Quente é atração sempre aguardada no carnaval londrinense. Os shows com música brasileira adaptada à batucada de escola de samba atraem multidões para as festas de rua. Em 2018, o Bloco inova ao propor uma programação gratuita para toda a família e em regiões fora do centro da cidade. A caravana começa no domingo, dia 11, pela Região Norte, com show na praça do Conjunto Habitacional João Paz (Rua Francisco Marques de Oliveira, 800 – ao lado da UBS do bairro). Na terça, dia 13, a programação chega à Região Oeste, em gramado situado no Jardim Tókio (Rua Rudolph Diesel, 935, próximo ao Corpo de Bombeiros).

Em ambos os dias, a programação começa às 14 horas, com oficinas para as crianças, conduzidas pelo Centro Londrinense de Arte Circense, o CLAC – convidado do Bloco. Os pequenos poderão preparar a própria fantasia nos cursos de alegorias e máscaras e, na sequência, pular o carnaval com a Banda de Palhaços, que executa marchinhas e hits infantis de várias gerações. Há também outras atividades lúdicas, como malabares, corda-bamba, balanço de elástico e competições. Às 18 horas, os 15 integrantes do Bloco Bafo Quente assumem o comando da folia, com um repertório variado que vai do samba ao reggae, do frevo ao ijexá, do axé ao rock. As atrações fazem parte do projeto “O Carnaval é o Ano Todo”, realizado pela APD – Associação dos Profissionais de Dança de Londrina, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

Mesmo animando as festas de carnaval de Londrina há mais de uma década, é a primeira vez que o Bloco Bafo Quente realiza os shows do feriado exclusivamente em regiões fora do centro. “São locais em que a gente nunca tocou e que têm poucos eventos culturais. Decidimos inovar e avançar para outros espaços. O objetivo é fazer o som para a comunidade, mas também propiciar que outras pessoas que curtem o trabalho do Bloco possam conhecer os bairros. Muita gente tem uma rotina corrida e não tem oportunidade de desfrutar de toda a cidade”, explica Guilherme Rossini, músico e coordenador do Bafo Quente. Ele acrescenta que toda a estrutura de som, logística e segurança que habitualmente cerca o show do grupo será deslocada para estes locais, que são amplos e arborizados.

Mas esta não é a única novidade do carnaval 2018. O grupo promete renovar parte do repertório, com o acréscimo de canções ligadas às várias vertentes do samba, com arranjos inéditos adaptados para a sua massa percussiva, composta por instrumentos como o repique, a caixa, o surdo, o djembê, o pandeiro, o timbal e o tamborim. Clássicos de Zeca Pagodinho, Beth Carvalho e Dudu Nobre estão entre as inéditas. Eles somam-se a sucessos de Dorival Caymmi, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso, Jorge Ben Jor, O Rappa, dentre outros.

“O carnaval é o momento mais importante do ano para o grupo. É quando a gente aproveita para renovar o show e testar com o público o repertório que vai nortear nosso trabalho do ano inteiro”, destaca Rossini. Para fazer bonito nos dias de reinado de Momo, o Bloco Bafo Quente tem ensaiado três vezes por semana nos últimos meses. Da sexta à terça de carnaval, afora os dois shows gratuitos na Região Norte e Oeste, o grupo tem as tarde e noites com agenda lotada, participando também de festas em clubes e eventos particulares de Londrina e Maringá.

O grupo

O Bloco Bafo Quente nasceu em 2006 com o objetivo de reunir ritmistas em um trabalho de pesquisa sobre percussão e suas possibilidades de integração com outros instrumentos, como a guitarra, o contrabaixo e o cavaquinho. Participam músicos oriundos de várias bandas da cidade e filiados aos mais diversos estilos, do rock à MPB – o que confere o ecletismo do trabalho.

Desde então, o Bloco já se apresentou em municípios do Paraná e do interior de São Paulo. A principal inspiração é o carioca Monobloco, com o qual os músicos londrinenses realizaram intercâmbio no ano de 2011. As atividades ininterruptas do grupo fizeram tradição em Londrina. Além dos shows, já realizaram inúmeras oficinas, que influenciaram o surgimento de novos percussionistas e baterias, principalmente em faculdades. Com o projeto “O Carnaval é o Ano Todo”, aprovado pelo PROMIC em 2017, o Bloco realiza uma circulação por Londrina, promovendo grandes shows em datas importantes e feriados.

Confira:

Dia 11 de fevereiro, no Conjunto Habitacional João Paz

(Rua Francisco Marques de Oliveira, 800 – ao lado da UBS João Paz)

Dia 13 de fevereiro, no Jardim Tókio

(Rua Rudolph Diesel, 935 – próximo ao Corpo de Bombeiros)

A partir das 14 horas – atrações e oficinas para as crianças

Às 18 horas – show do Bloco Bafo Quente

Patrocínio: Secretaria Municipal de Cultura, por meio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina

Renato Forin Jr./Asimip

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Fotos: André Trigueiro
Fotos: André Trigueiro
Fotos: André Trigueiro

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.