Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Datas de vencimento são para 25 de janeiro e 15 de fevereiro; Prefeitura entregará mais de 252 mil carnês e os pagamentos podem ser feitos à vista ou parcelados

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, inicia nesta semana a entrega dos boletos bancários para a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2019.
A previsão é que os contribuintes comecem a receber os carnês de pagamento pelos Correios a partir do dia 10 de janeiro. Neste ano, 252.271 boletos serão entregues ao todo, divididos em dois lotes de envio. A primeira data de vencimento ficou estabelecida para o dia 25 de janeiro, abrangendo 102.032 boletos. Já a segunda será no dia 15 de fevereiro, com mais 150.239 boletos.

Os munícipes que em 2018 optaram por pagar o IPTU à vista, ou seja, em cota única, com 10% de desconto, agora terão garantido 11% de desconto para realizar o procedimento. O benefício integra o programa municipal “Bom Pagador”, instituído pela Lei nº 12.627, sancionada em 2017 pelo prefeito Marcelo Belinati, que concede desconto progressivo de 1% por ano para pagamentos à vista. Terão direito ao desconto de 11% à vista, em 2019, 79.649 contribuintes.

Quem desejar fazer o pagamento do IPTU em cota única em 2019, e não o tenha realizado assim no ano anterior, tem direito aos 10% de desconto fixo. Já aqueles contribuintes que preferirem, poderão parcelar os pagamentos em até 11 vezes, com parcela mínima de R$50,00. Os boletos podem ser pagos nas casas lotéricas e rede bancária.

O secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, ressaltou que o carnê de cobrança do IPTU 2019 está sendo encaminhado em documento único para todos os contribuintes, já contendo também a taxa de coleta de lixo. “Uma das novidades é que os boletos informam em um quadro destacado a situação dos contribuintes que têm direito à isenção no IPTU, seja parcial ou total. Ao todo, hoje existem cerca de 22 mil isentos em Londrina, sendo aproximadamente 11 mil parcial e 11 mil total”, disse.

Segundo Perez, todos os anos existem pessoas que são isentas do IPTU e acabam indo à Prefeitura sem haver necessidade. “Por esse motivo, é importante lembrar aos cidadãos totalmente isentos que não é preciso comparecer à Praça de Atendimento da Prefeitura para emitir qualquer documento ou realizar pagamentos de taxa. Já os parcialmente isentos devem apenas pagar o valor de saldo remanescente”, completou.

A partir do dia 14 de janeiro, a Prefeitura deve disponibilizar em seu portal na internet  - www.londrina.pr.gov.br - o serviço online do IPTU 2019. Haverá um banner em destaque na página inicial para que os usuários possam emitir e imprimir o boleto online. Nesta área, será necessário inserir o número de inscrição imobiliária, que consta nos boletos de IPTU dos anos anteriores, além do CPF.

Praça de Atendimento

A Secretaria Municipal de Fazenda iniciará, no dia 14 de janeiro, os atendimentos relacionados ao IPTU 2019. A Praça fica localizada no piso térreo da sede administrativa da Prefeitura, na Avenida Duque de Caxias, 635. Neste local, os contribuintes poderão retirar o boleto bancário do IPTU presencialmente, caso prefiram, e tirar suas dúvidas. Quem por algum motivo não receber o boleto em sua residência deverá primeiramente consultar o sistema online de IPTU. Caso ainda desejem, podem procurar a Prefeitura para saber o que aconteceu e verificar, por exemplo, se o endereço cadastrado ou nome do proprietário do imóvel em questão está atualizado.

O Município ainda disponibiliza três postos descentralizados de atendimento da Fazenda. De segunda a sábado, no Londrina Norte Shopping, na Rua Américo Deolindo Garla, 224, Jardim Pacaembu; e no Shopping Boulevard, na Avenida Theodoro Victoreli, 150, região leste. E de segunda a sexta, no Shopping Armazém da Moda, na Avenida Tiradentes, 1.411 – Loja 149, Jardim Shangri-la, região oeste.

“Bom Pagador”

O desconto progressivo estabelecido pelo programa municipal é de 1% por ano aos que escolherem pagar o IPTU à vista. Dessa forma, os pagamentos que foram realizados em cota única, em 2018, terão 1% a mais além dos 10% fixos. Os contribuintes que prosseguirem fazendo o pagamento do imposto à vista poderão, após cinco anos, ou seja, em 2023, chegar ao desconto máximo de 15% permitido pela lei.

Profis 2019

A Praça de Atendimento também começa a atender, a partir do dia 14 de janeiro, as demandas do Programa de Regularização Fiscal – Profis 2019, cujo Projeto de Lei foi aprovado pela Câmara Municipal no final de dezembro. A sanção e publicação da Lei irá ocorrer na semana que vem. Por meio do programa, devem ser concedidos descontos de até 100% em juros e multas para contribuintes com débitos, tributários ou não, junto ao município, abrangendo dívidas constantes até 31 de dezembro de 2018 - IPTU, ITBI e ISS e outros.

Renan Oliveira/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.