Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prazo de solicitação de alvará para a venda nos cemitérios vai de 18 a 26 de outubro; interessados devem procurar a CMTU, das 8h às 17h

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) abrirá, na próxima segunda-feira (18), as inscrições para os interessados em comercializar produtos no entorno dos cemitérios durante o Dia de Finados, em 2 de novembro, nas modalidades barraca, tenda ou mesa na calçada. O credenciamento vai até às 17h do dia 26 e a autorização permite que as vendas sejam iniciadas já no sábado e domingo que antecedem o feriado (30 e 31 de outubro até 2 de novembro).

Em decorrência da pandemia da Covid-19, que obrigou o espaçamento de seis metros lineares entre as áreas concedidas, o número total de vagas ofertadas foi reduzido de 370 para 136, assim como ocorreu no ano passado. Além de seguir a imposição de distanciamento, durante as atividades os ambulantes deverão atender outras medidas contra a disseminação do vírus, como o uso de máscara e de álcool em gel 70%.

A documentação exigida para a obtenção de licença inclui cópia da cédula de identidade e CPF, cópia de comprovante de residência em Londrina e requerimento protocolado na CMTU. Como a comercialização de alimentos ao ar livre continua vetada para evitar transmissão da doença, fica dispensada a apresentação de licença sanitária.

Entre os itens que podem ser vendidos estão flores naturais, velas, fósforos, água mineral, refrigerante em lata e sucos industrializados, previstos no Código de Posturas do Município, Lei n° 11.468/2011. Bebidas alcoólicas, produtos derivados do tabaco, flores artificiais e artesanais estão proibidos.

Valores – Definida em conformidade com o Código Tributário do Município, Lei n.º 7.303/97, a taxa para emissão da licença, para cada espaço a ser explorado, atualmente está fixada em R$ 158,70. A quantia envolve o alvará de comércio ambulante para espaço de 2 m² por credenciamento e tarifa de licença para ocupação de espaços públicos.

Áreas

 Localizado no Centro, o cemitério São Pedro tem 52 vagas disponíveis. Em segundo lugar no número de pontos ofertados está o cemitério Padre José de Anchieta, no jardim Ideal, com 41. Na sequência vem o Jardim da Saudade, na avenida Saul Elkind, com 20; o João XXIII, no jardim Higienópolis, com 18 e o São Paulo, no conjunto do Café, com cinco.

O gerente de Fiscalização de Posturas da CMTU, Wilson da Silva, explicou que os autorizados deverão manter as áreas adquiridas limpas organizadas durante todo o tempo, inclusive ao final do expediente. Ele lembrou que a companhia não fará o fornecimento de energia elétrica, água ou materiais para a montagem das barracas.

Silva ressaltou, ainda, que durante as atividades, tanto as normas sanitárias quanto o comércio ambulante irregular serão fiscalizados. O edital de cadastramento pode ser conferido na íntegra no endereço cmtu.londrina.pr.gov.br. Dúvidas podem ser esclarecidas na Coordenadoria de Espaço Público da companhia, que atende no telefone 3379-7941 ou pelo e-mail espacopublico@cmtuld.com.br.

Danylo Alvares / Assessoria CMTU

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.