Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mutirão de serviços da prefeitura implantou LED, revitalizou praças, recapeou várias ruas, fez capina e ainda realizou o Bota-fora.

O Cuidando da Cidade – iniciativa da prefeitura que tem mudado a realidade de vários bairros – acaba de concluir os serviços no Cafezal, antes de partir para a região Oeste de Londrina, onde um novo mutirão começa na segunda-feira.

Entre os diversos serviços executados pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação no conjunto Cafezal, estão reperfilamento e micropavimentação asfáltica, Operação Tapa-Buracos, concretagem de meio-fio e reposição de tampa dos bueiros. Diversas avenidas e ruas foram atendidas com recape asfáltico como as ruas Isabel Romeiro Malfil, Domingos Bianchi, Zulmira Augusto Andrelo, Sinval da Silva Pedra, Getúlio Ribeiro de Carvalho, José Bernardo, Silvio Lourenço Leite e Ida Postalli Victorelli. Também receberam recape as ruas Adalmira Ferreira Martins, Silvio Lourenço Leite e Geraldo Júlio..

A pedido da prefeitura, a Sercomtel Iluminação instalou no Cafezal 538 luminárias de LED, nas ruas mais movimentadas e com atendimento social. A iluminação mais potente valoriza as casas e dá mais segurança ao trânsito e aos moradores.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) fez a revitalização completa de sete praças no conjunto Cafezal, na região sul de Londrina. Três delas estão localizadas na rua Joaquim Pereira, e duas ficam na rua Cornélio Pires. A sexta área verde está situada na avenida Presidente Abraham Lincoln. Já a sétima fica na rua Antônio Visitação Lopes Rúbio.

Após serem devidamente limpos – com capina e roçagem do mato, varrição e retirada de resíduos irregulares – todos os espaços ganharam novo mobiliário urbano. O material inclui lixeiras, mesas e bancos coloridos. Houve também a construção de passarelas de acessibilidade e o conserto de calçadas quebradas ou em desnível. Outra iniciativa foi a pintura de pisos, meios-fios e quadra esportiva, além da instalação de parque infantil.

O trabalho da CMTU envolveu a limpeza de 935 bueiros, mais a desobstrução de 11.844 metros de galerias pluviais subterrâneas. Os fundos de vale do bairro – antes cheios de lixo e entulho clandestino – tiveram remoção de detritos e a colocação de placas de alerta sobre a proibição de sujar.

Entre os espaços atendidos estão a Estrada da Pedreira, a mata do Cafezal IV e as ruas Carlos Clementino Moreira, Alvizio Jarreta e Adalmira Ferreira Martins. Tamanha a quantidade de resíduos, foram necessários 100 caminhões para livrar os locais da sujeira. Agora, o apelo é para que os moradores contribuam com a fiscalização e denunciem os casos de descarte.

A companhia ainda levou ao bairro o programa “Bora Fora, jogue limpo com a cidade”, ação que percorre as ruas para recolher materiais inservíveis retirados dos quintais pela população. Entre sofás, madeiras, pneus, pias, entulhos e outros itens guardados no interior das casas, a operação resultou na retirada de 15 caminhões de resíduos. Com o apoio da ONG E-Letro, houve também atividades de coleta e reaproveitamento de produtos eletroeletrônicos.

Para melhorar a segurança e a fluidez do trânsito, as vias da localidade receberam nova sinalização. Já a rotatória entre as avenidas Presidente Eurico Gaspar Dutra e Abraham Lincoln foi contemplada com a implantação de uma placa de boas vindas ao bairro.

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios