Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pesquisa da Fecomércio PR mostra que 51,4% dos comerciantes de Londrina possuem boas expectativas para o 2º semestre

O otimismo dos empresários do comércio, serviços e turismo de Londrina e região caiu neste 2º semestre. De acordo com pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 51,4% do empresariado local declara ter boas expectativas para o período. No 1º semestre, 66% dos empreendedores da região acreditavam que teriam melhora no faturamento.

O percentual de opiniões desfavoráveis para o semestre é de 19,4%, enquanto os empresários que estão indiferentes somam 18,1% e os que ainda não sabem o que esperar para os próximos meses representam 11,1%.

O resultado de Londrina é semelhante à média estadual, em que 51,8% dos empresários se mostram otimistas com relação ao semestre atual. Esta é a primeira queda após quatro altas consecutivas, registradas a partir do 2º semestre de 2016.

Das seis regiões pesquisadas, a Oeste possui o maior índice de otimismo, com 72,4%. A segunda região mais confiante é Maringá, com 62%, seguida pelo Sudoeste (55,6%), Londrina (51,4%), Curitiba (48,7%) e Ponta Grossa (44%).

Dados estaduais

A redução no otimismo deve-se em grande parte às instabilidades da economia e política, que afetam diretamente a sensação de segurança dos gestores de empresas. O clima pré-eleições, a oscilação cambial e a paralisação dos caminhoneiros, que ocasionou o aumento no preço do frete e alta nos preços de diversas mercadorias, desmotivaram a classe empresarial.

A pesquisa da Fecomércio PR mostra ainda que o empresariado está cauteloso com relação à retomada da economia brasileira. A recuperação é plausível para 45,9% dos entrevistados, mas não antes de dois ou três anos de decisões assertivas na esfera política. Para 26,6% a situação do país só deve melhorar a longo prazo (acima de cinco anos). Os mais esperançosos, que acreditam em uma reviravolta positiva em menos de um ano somam 12,7%. Outra parcela (9,8%) acredita na retomada em médio prazo (três anos).

Dos três ramos representados pela Fecomércio PR, os empresários do turismo são os mais confiantes, com 53,3%. Já entre os empresários do comércio, 50,7% possuem expectativa de ampliar o faturamento neste semestre e entre os prestadores de serviços, 48,8% estão otimistas.

A tendência com relação ao quadro funcional é a manutenção do número de colaboradores para 68,6% dos empresários ouvidos. Na edição anterior da pesquisa, esse percentual correspondia a 67,7% dos entrevistados. No entanto, a parcela de empresas que devem reduzir o número de funcionários subiu, passando de 10,9% para 16,6% neste semestre. As empresas que planejam aumentar o quadro de colaboradores somam 12,7%. Na pesquisa anterior eram 15,2%.

A maioria dos empresários (58,1%) afirma que não fará novos investimentos, percentual semelhante ao registrado no 1º semestre (58,4%). O número de empresas que pretendem investir nos negócios caiu de 30,5% nos primeiros meses do ano para 26,9% neste semestre. Dentre os que pretendem investir, os pontos mais citados foram reforma e modernização, capacitação da equipe e publicidade.

Os empresários também elencaram as principais dificuldades para a atividade empresarial, sendo que a mais citada foi a instabilidade econômica, seguida pela carga tributária elevada, clientes descapitalizados e aumento no custo das mercadorias. Os empecilhos mencionados foram praticamente os mesmos relatados no semestre anterior.

>> Clique aqui para acessar a pesquisa completa.

Asimp/Senac

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.