Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Intenção é marcar o Dia de Combate ao Preconceito e à Discriminação às Pessoas com Deficiência Visual

Nesta sexta-feira (13), das 8h às 17h, o Conselho Municipal da Cultura de Paz (COMPAZ) e a Organização Londrina Pazeando vão participar de uma atividade alusiva ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, que acontecerá no Calçadão de Londrina, na Avenida Paraná, entre as ruas São Paulo e João Cândido.

O objetivo é chamar a atenção da população sobre a importância de não discriminar ou ter preconceito com àqueles que convivem com a deficiência visual, a fim de incentivar o espírito de solidariedade humana. Para isso, os membros do COMPAZ e do Londrina Pazeando vão levar o Jogo Trilha da Paz, que foi adaptado para as pessoas com deficiência visual.

Além do jogo, quem passar pelo Calçadão vai poder aproveitar outras atividades, como as ações realizadas pelo Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual de Londrina (CAP) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Londrina (CMDPD). Entre elas, haverá apresentações culturais, exposições, oficinas e, às 16 horas, o Círculo de Construção de Paz.

São parceiros dessa ação, a Prefeitura de Londrina, por meio dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Londrina e da Cultura da Paz, o Instituto Roberto Miranda, Associação dos Deficientes Visuais de Londrina e Região (ADEVILON), Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), ABUSSAFE, Móveis Brasília, Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE), Projeto Tocando em Frente, Universidade Estadual de Londrina (UEL), NAC e Governo do Estado Paraná.

Sobre o Dia Nacional

O Dia Nacional do Cego foi criado pelo Decreto de Lei nº 51.405, de 26 de julho de 1961, pelo presidente do Brasil, Jânio da Silva Quadros. A data veio para consolidar os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que visa os fundamentos de igualdade e solidariedade para todos os seres humanos.

Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo que pouco mais de 500 mil delas são cegas e outras 6 milhões têm grande dificuldade visual. Entre os cegos, os principais motivos que levaram ao surgimento do problema foram doenças como catarata, glaucoma e retinopatia diabética. Além destas, 29 milhões de brasileiros têm alguma dificuldade para enxergar. Entre os problemas mais comuns estão a miopia, astigmatismo e hipermetropia.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.