Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Até o dia 23 de dezembro, população poderá aproveitar para adquirir lembranças, presentes e diversos produtos artesanais

Com a chegada das festas de fim de ano e o reforço do espírito natalino, é comum que a população procure um presente, uma lembrança ou algo especial para presentear os amigos e entes queridos, demonstrando afeto e carinho. Foi pensando nisso que a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) prorrogou o prazo de funcionamento da Feira Arte Mulher. Até o dia 23 de dezembro, quem passar pelo Calçadão de Londrina (na Avenida Paraná), durante o horário comercial, poderá adquirir diversos produtos de artesanato.

Os itens são expostos por 26 mulheres. Elas participam da feira por meio de associações e grupos ou individualmente. Segundo a gerente de Ação Formativa da SMPM, Lisnéia Aparecida Rampazzo, a maioria das participantes mora na região leste da cidade, têm entre 50 e 59 anos de idade e são chefes de família. Porém, com a pandemia, muitas relataram que suas vendas foram afetadas, o que acabou prejudicando a renda familiar. “Nós, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, temos buscado ajudar essas trabalhadoras por meio da assessoria técnica, que é voltada, principalmente para o aumento da visibilidade dos produtos e da feira. Assim, elas poderão expor os materiais, seguindo o horário comercial, até o dia 23 de dezembro. Esperamos que, com essas medidas, as artesãs consigam alavancar as vendas”, explicou Rampazzo.

Uma das medidas voltadas a aumentar a visibilidade dos produtos foi a criação de uma página na internet sobre a Feira Arte Mulher. Quem quiser conhecer alguns dos artigos disponíveis pode acessar o perfil de Facebook da feira clicando aqui. É possível visualizar produtos como vestidos infantis feitos sob medida; itens de crochê de diversos tipos; panos de prato decorados; porta-papel higiênico em formato de boneca; enxoval para bebês; e artigos de costura criativa, como bolsas, marcadores de páginas de livros e cadernos, lixeiras para carros, carteiras, porta-celulares e outros.

De acordo com a artesã Sara Elizabete Cavalheiro, expor os trabalhos na Feira Arte Mulher faz diferença para o negócio, porque a produção ganha mais visibilidade, que dificilmente seria atingida se não houvesse a exposição no Calçadão. “Somando a feira, a entrega de cartões com os nossos contatos, a página do Facebook e o perfil do Instagram, conseguimos vender bem, mesmo com a pandemia. Isso ajuda a complementar a renda da família”, disse Sara.

No decorrer deste ano, a SMPM ofereceu várias formas de aprendizado para as artesãs, incluindo cursos de estratégias de marketing e publicidade e aulas sobre propaganda. Essa iniciativa teve o apoio dos acadêmicos da Unopar, que produziram peças publicitárias para as artesãs usarem nas mídias sociais. Alunos da Unicesumar também ajudaram, através do projeto Conexão e Aprendizagem, ministrando aulas on-line sobre os mesmos temas.

Todas essas medidas visam a intensificar também o empreendedorismo local. “Por meio da Feira Arte Mulher, as mulheres que moram em Londrina podem expor e comercializar produtos manuais e artesanais. Isso proporciona a elas um espaço de representação, de troca de experiências e capacitação. Também ajuda no fomento da economia local, para a qual é importante o empreendedorismo feminino”, afirmou a secretária municipal de Polícas para Mulheres, Liange Doy Fernandes.

Sobre a Feira

O projeto da Feira Arte Mulher foi reestruturado por meio do Decreto nº 865, de 12 de julho de 2019, disponível na edição n.º 3.837 do Jornal Oficial do Município. O objetivo foi ampliar a participação das artesãs de Londrina na iniciativa. São disponibilizados 44 espaços para a exposição dos trabalhos no Calçadão de Londrina. Em 2019 e 2020, as participantes puderam expor seus produtos em feiras dentro da sede administrativa da Prefeitura e no Projeto de Economia Solidária, além do Calçadão. A Feira Arte Mulher é organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e acontece mensalmente, do dia 1º ao dia 15 de cada mês.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.