Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programa que visa incentivar a participação de empresas locais em licitações públicas ganhou ainda a participação de outros órgãos municipais e UEL

Às vésperas de iniciar uma grande reforma em sua sede, a Câmara Municipal de Londrina aderiu na quinta-feira (7) ao programa Compra Londrina, que visa dar maior visibilidade aos processos licitatórios de órgãos públicos e incentivar empresas locais a disputarem contratos de realização de obras e de fornecimento de bens e serviços. Além do Legislativo, assinaram o termo de adesão ao programa a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Hospital Universitário (HU); a Sercomtel Telecomunicações; a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld).

Entre os principais resultados da iniciativa, destacados em cerimônia realizada na Sala dos Conselhos da UEL, estão a economia de recursos públicos e os impactos benéfícos para as empresas locais. Só em 2018, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Gestão Pública, a participação de fornecedores locais nas licitações públicas subiu de 16% para 40%, injetando mais de R$ 50 milhões na economia do município. Além dos recursos financeiros, foram destacados outros objetivos do programa, como credibilidade, previsibilidade e transparência nos processos.

Valorização

“Vejo o programa como uma forma de priorizar não só nossas empresas, mas também os nossos trabalhadores. Esta é, portanto, uma forma de valorizar o que é nosso”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, vereador Ailton Nantes (PP), lembrando a importância de o Legislativo participar do Compra Londrina neste momento, em que se prepara para iniciar os processos licitatórios para a reforma geral no prédio. “Porém, o Compra Londrina também deverá atrair novas empresas para a cidade, principalmente as que trabalham com foco em licitações de órgãos públicos”, lembrou Nantes, que foi acompanhado na cerimônia pelo diretor-geral da Câmara, Mark de Almeida, e pelo gerente do Departamento de Suprimentos e Patrimônio, Luiz Fernando Moraes Marendaz.

Além do presidente do Legislativo, assinaram o termo de adesão ao programa Compra Londrina o reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), professor Sérgio de Carvalho; o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez; o presidente da Sercomtel Telecomunicações, Claudio Tedeschi e o presidente da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), Luiz Cândido de Oliveira, além da diretora de Serviços da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Marcia Mocelin Manfrin. Também participaram da cerimônia o prefeito Marcelo Belinati (PP); o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti; o gerente regional do Sebrae, Sérgio Ozório; e o representante do Observatório de Gestão Pública de Londrina, Gabriel Alcântara e Silva.

Silvana Leão/Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.