Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dinheiro sairá do fundo de reforma do prédio do Legislativo. Anúncio foi feito em entrevista concedida pela internet

O presidente da Câmara Municipal de Londrina, Ailton Nantes (PP), e os demais vereadores da Mesa Executiva vão protocolar ainda nesta semana um projeto de lei (PL) que autoriza o repasse de recursos financeiros do Legislativo para a Prefeitura utilizar no combate ao novo coronavírus. O anúncio foi feito ontem (26), em entrevista coletiva concedida à imprensa via internet. De autoria da Mesa, o PL libera ao Executivo  R$ 20 milhões do Fundo Especial da Câmara. Conforme a proposta, parte do valor também poderá ser utilizada para fomentar a economia da cidade, que está sendo afetada pelo fechamento de atividades comerciais e industriais e pelo isolamento social ao qual as pessoas estão submetidas. Além de Nantes, compõem a Mesa Executiva a vereadora Daniele Ziober (PP) e os vereadores Amauri Cardoso (PSDB), Eduardo Tominaga (DEM) e Felipe Prochet (PSD).

O Fundo Especial da Câmara Municipal de Londrina foi criado pela lei nº 10.842/2009, que destina a verba para a reforma do prédio do Legislativo Londrinense e para a aquisição de mobiliários necessários ao seu funcionamento. Atualmente há R$ 28.362.567,07 no fundo. "A reforma é necessária, tanto é que estamos com parte das galerias interditadas, mas neste momento ela passou a ser secundária", afirmou Nantes.

Em sua forma original, o projeto não determina qual porcentagem do valor deve ser aplicada no combate à Covid-19 e quanto será destinado ao fomento da economia, decisões que caberão ao Executivo. Mas, segundo os integrantes da Mesa, a Prefeitura sinalizou que a maior parte dos recursos será utilizada em ações de saúde e assistência social. Há também a possibilidade de que uma fatia menor seja destinada ao fomento de micro e pequenos empresários.

O projeto tramitará em regime de urgência. Ao serem questionados sobre como será possível votar o PL, uma vez que as sessões ordinárias foram suspensas, os vereadores explicaram que a intenção é realizar as deliberações por via remota, medida que está em análise pela Assessoria Jurídica da Casa. inda conforme os parlamentares, a votação de outros projetos que tramitam no Legislativo, como o do Plano Diretor Participativo de Londrina, inevitavelmente será afetada. A prioridade, neste momento, é debater projetos de lei que ajudem no combate ao coronavírus. "É fundamental que neste momento peçamos a suspensão da tramitação do Plano Diretor. É um projeto importante que não deve ser discutido de forma precária", afirmou o vereador Eduardo Tominaga.
Comitê de Crise

Durante a coletiva de imprensa, os vereadores também lembraram que na última sexta-feira (20) a Câmara criou o Comitê de Fiscalização e Enfrentamento de Crise da Covid-19. O comitê foi definido pelo Ato da Mesa no 11/2020 e vai fiscalizar e acompanhar a atuação do Poder Executivo Municipal no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Os vereadores atuarão nas seguintes áreas: "saúde", "assistência social", "economia e orçamento público" e "educação".

Adaptações

A entrevista foi transmitida pelo canal da Câmara de Londrina no YouTube. Nem mesmo os vereadores se reuniram presencialmente durante a coletiva, como medida para diminuir as possibilidades de propagação da Covid-19. Durante a live, as perguntas dos repórteres foram enviadas ao número de WhatsApp de um dos assessores de comunicação do Legislativo.

Desde a semana passada, a Câmara vem adaptando o atendimento à imprensa e a forma de trabalho dos parlamentares. Para evitar a necessidade de deslocamento de equipes de reportagem, a Assessoria de Comunicação iniciou o envio de material em áudio e vídeo para a imprensa. Além disso, os servidores da Câmara estão trabalhando remotamente.

Marcela Campos /Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.