Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto de lei de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) abrange edificações rurais com mais de mil metros quadrados e urbanas de interesse social em terrenos particulares

A Câmara Municipal de Londrina (CML) realizou, ontem (18), audiência pública para ouvir a sociedade sobre o projeto de lei (PL) nº 135/2019, que dispõe sobre a Regularização Fundiária Urbana (Reurb) em Londrina. A proposta foi protocolada pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) e trata, entre outras medidas, da regularização de unidades imobiliárias na zona rural.

O evento foi coordenado pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação da CML e ocorreu de forma híbrida, com participação popular presencial e remotamente. A audiência foi transmitida pelas mídias sociais do Legislativo (Facebook e Youtube), onde é possível assisti-la a qualquer momento. Propostas e sugestões da comunidade poderão ser enviadas até esta terça-feira (19), às 19 horas, pela aba “Cidadania”, no site do Legislativo, ou diretamente no Setor de Protocolo da CML. Depois da audiência pública, o projeto de lei segue para parecer definitivo da Comissão de Justiça. Após, segue para análise da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente.

O PL nº 135/2019 trata de duas modalidades de regularização fundiária, uma de interesse social (Reurb-S), voltada a famílias de baixa renda que ocupam áreas particulares, e outra de interesse específico (Reurb-E), incluídos nesse último caso os imóveis construídos a partir de parcelamento irregular do solo rural, com lotes inferiores a 20 mil metros quadrados, o mínimo estabelecido pelo Estatuto da Terra (lei federal nº 4.504/1964) para a zona rural.

O vereador Matheus Thum (PP), presidente da Comissão de Justiça, destacou que o objetivo da proposta é dar mais qualidade de vida às pessoas que moram nas áreas a serem regularizadas, que têm dificuldade de acessar serviços como energia elétrica e abastecimento de água. Com a aprovação do projeto, essas áreas seriam incorporadas à zona urbana. “A Reurb tem como finalidade a regularização de lotes em situação de irregularidades no município, diante das mais diversas situações com o tempo encontradas nas legislações vigentes, que impossibilitam o cidadão trabalhador, que paga seus impostos em dia, de ter acesso a recursos básicos para sua sobrevivência, como água potável, energia elétrica, internet, ter seu endereço para correspondência, ter o seu bem maior que é a escritura do seu imóvel, para que ele possa, dentro das suas atribuições, cumprir sua função social”, afirmou.

De acordo com a proposta, serão enquadrados na Reurb-E os núcleos urbanos informais existentes até 22 de dezembro de 2016 e que apresentem, entre outras, as seguintes características: possuam vias interligadas com acesso à rede urbana; escola ou trajeto de ônibus escolar municipal em raio de 800 metros da área a ser regularizada; e ocupação, para fins de moradia, igual ou maior que 70% dos lotes resultantes da área originária. Para os loteamentos na zona rural, será considerado para regularização o lote mínimo de mil metros quadrados.

Tadeu Felismino, diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), participou da audiência pública e disse que, em Londrina, um levantamento com imagens de satélite feito pela Prefeitura estimou que haja 2.500 edificações em áreas rurais que poderiam se enquadrar na Reurb-E e serem convertidas em área urbana.

A vereadora Lenir de Assis (PT) defendeu a realização de um estudo para apontar a quantidade precisa de proprietários que teriam direito à regularização e o qual seria o custo da expansão da zona urbana. “O clamor da população pede que esse projeto seja amplamente debatido, mas é preciso debater com a população, para que a população saiba exatamente cada item do projeto”, cobrou.

O diretor-presidente do Ippul admitiu que faltam dados relativos à situação do parcelamento irregular do solo rural, o que impede que se estimem os custos urbanísticos e financeiros da aprovação da lei. “Temos o projeto para realização deste estudo, pretendemos dar encaminhamento, mas infelizmente a ocorrência de pandemia prejudicou estes trabalhos e estas providências. De qualquer forma, estamos já com um plano de trabalho e quem sabe, brevemente, até contratar o serviço que possa fazer esse levantamento nos aspectos jurídicos, urbanísticos, ambientais e de infraestrutura que se façam necessários para se ter uma ideia do tamanho real do problema e do custo disso”, informou Felismino.

Ao contrário da Reurb-S, em que os beneficiados receberão gratuitamente o registro do imóvel e toda a infraestrutura básica por conta do poder público, os beneficiários do Reurb-E deverão custear toda a infraestrutura definida no projeto de regularização da região.

A regularização fundiária de interesse social (Reurb-S) em áreas pertencentes ao Município de Londrina e à Companhia de Habitação de Londrina (Cohab) já foram regulamentadas pela lei nº 13.215, sancionada em 14 de maio de 2021.

Participação popular

Durante a audiência pública, a população participou com perguntas e sugestões, de forma remota ou presencial. Adão Brasiliano, morador do Condomínio Águas dos Periquitos, disse que comprou a chácara onde vive de boa-fé e só depois descobriu que a área estava irregular. “Não estamos lá invadindo terra pública, nem particular. Nós compramos. E mais, nós compramos como terceiro de boa-fé. Nós não sabíamos que tinha dificuldade para regularizar a nossa terra. Nós não sabíamos que tinha dificuldades para ligar a energia elétrica e para chegar agua potável. Nós fomos atrás de uma promessa de voltar ao lugar de origem”, desabafou.

Carlos Scalassara, advogado e dono de chácara na região do Limoeiro, questionou se não haveria a possibilidade de regulamentar as chácaras sem incorporá-las ao perímetro urbano. Destacou que tramita no Senado Federal o projeto de lei nº 5.189/2020, que permitiria o parcelamento de imóveis rurais em dimensão inferior a 3 mil metros quadrados, desde que tais propriedades rurais se destinassem à moradia do proprietário ou de sua família. Tadeu Felismino, diretor-presidente do Ippul, disse que a proposta em tramitação no Senado seria mais apropriada para a realidade de Londrina, mas como a legislação vigente não permite a regularização de lotes menores do que 20 mil metros quadrados, a solução encontrada pela Prefeitura de Londrina foi ampliar o perímetro urbano até estas áreas.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.