Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dom Geremias Steinmetz, Claudio Mainer, Elias Moraes e Orquestra Filarmônica AD Londrina serão homenageados

A Câmara Municipal de Londrina (CML) realiza nesta quarta-feira (20) solenidade coletiva para entrega de honrarias, reunindo quatro homenageados em uma mesma cerimônia. O evento aberto ao público começará às 20h, na Sala de Sessões, e terá transmissão pelas mídias sociais do Legislativo. Na ocasião, serão entregues títulos de Cidadão Honorário a Dom Geremias Steinmetz, Claudio Mainer e Elias Moraes. Já a Orquestra Filarmônica AD Londrina receberá a Medalha Ouro Verde.

Em Londrina podem ser concedidos quatro tipos de honrarias, conforme a lei nº 11.538, de 19 de abril de 2012: Título de Cidadão Honorário, Título de Cidadão Benemérito, Medalha Ouro Verde e Diploma de Reconhecimento Público.

O Título de Cidadão Honorário destina-se pessoa que não nasceu em Londrina e que tenha se distinguido por feitos excepcionais em qualquer ramo de atividade, pelo seu extraordinário valor e exemplo como pessoa ou cidadão, pela concessão de benefícios de excepcional relevância ao município ou por notáveis feitos públicos em prol da comunidade.

Já a Medalha Ouro Verde é concedida a entidade, órgão, instituição, empresa privada ou pública, com sede no município, que, por suas atividades, em qualquer ramo, haja se distinguido de forma notável ou relevante e isto tenha resultado em benefícios públicos, diretos ou indiretos, para o bem da comunidade.

Veja quais serão as pessoas e instituições homenageadas no dia 20:

Dom Geremias Steinmetz

O Título de Cidadão Honorário foi concedido por meio do projeto de lei nº 83/2019, do ex-vereador José Roque Neto. Segundo o documento, o homenageado nasceu em Sulina (PR), em 26 de fevereiro de 1965. Aos 12 anos de idade, ingressou no Seminário Menor São João Maria Vianey, em Palmas (PR) e em 1991 foi ordenado padre, atuando na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, onde, entre outras funções, foi vigário paroquial na Catedral do Senhor Bom Jesus, reitor do Seminário de Filosofia Bom Pastor e diretor do Instituto Sapientia de Filosofia. Fez Mestrado em Liturgia no Instituto Santo Anselmo, em Roma. Recebeu a ordenação de bispo 2011 e, no mesmo ano, assumiu a Diocese de Paranavaí (PR). Em 2017, foi nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo da Arquidiocese de Londrina. Em 2019 foi eleito presidente da Regional Sul 2 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Atualmente é membro do Conselho Permanente da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB e bispo referencial regional da Cáritas, da Pastoral do Migrante e da Comissão Pastoral da Terra.

Claudio Mainer

O Título de Cidadão Honorário foi concedido pelo projeto de lei nº 183/2019, de autoria ex-vereador João Martins. O homenageado nasceu em Ibirá (SP), em 7 de abril de 1949. Começou a trabalhar aos 12 anos de idade, na Rede Piratininga de Rádio. Com 16 anos foi para o quartel dos Fuzileiros Navais em Santos e, aos 17 anos, mudou-se para São Paulo para trabalhar como técnico de som na Rádio Nacional. Posteriormente, foi para Novo Horizonte (SP), onde atuou como locutor na Rádio Novo Horizonte durante 9 anos. Em 1972 conheceu a Igreja Adventista do Sétimo Dia e a futura esposa Helena Vespa, com quem se casou em 1975 e teve os filhos Alessandra, Rafael e Cláudia. Em 1978 mudou-se com a família para Londrina e, junto com esposa, pesquisadora na área de nutrição, passou a editar livros de alimentação e gastronomia. O casal também desenvolveu trabalhos sociais, comunitários e religiosos, como a distribuição de alimentos, roupas e calçados para famílias carentes. Entre os trabalhos sociais desenvolvidos, criou a Associação Comunitária Integral, instituição que desenvolve trabalhos sociais. Em 2018, a entidade recebeu concessão para o serviço de radiodifusão comunitária e foi criada a Rádio Advento, da qual é diretor e locutor.

Elias Moraes

O título de Cidadão Honorário foi concedido por meio do projeto de lei (PL) nº 24/2021, por iniciativa do vereador Nantes (PP). O homenageado nasceu em Lupionópolis (PR), em 18 de novembro de 1964 e na década seguinte mudou-se para Londrina. É casado com Lucilene Alves Teodoro Moraes e pai de Felipe Elias. Em 2007 tornou-se pastor evangélico e em 2018 passou a presidir a Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Campo de Londrina. Na sequência, também assumiu a presidência do Conselho Eclesiástico da Igreja, da Associação Cristã Projeto Lucas, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, e da Associação Evangélica Nova Vida, que desenvolve ações sociais. Elias Moraes também desenvolve ações no Departamento de Missões, no Brasil e no exterior, tendo visitado países como Japão, Paraguai e Moçambique.

Orquestra Filarmônica AD Londrina

A Medalha Ouro Verde foi concedida por meio do projeto de lei nº 193/2019, proposto pelo vereador Nantes (PP). A Orquestra Filarmônica AD Londrina é órgão oficial da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Londrina. Foi fundada em 1950, sob a denominação Banda Lira Pentecostal. Em janeiro de 1999, o atual maestro Marcos Xavier de Abreu, assumiu a banda e iniciou o processo de formação de uma orquestra, com a formação da primeira turma para ensino de instrumentos de cordas para crianças em 2006. Três anos depois a orquestra teve seu início efetivo. Atualmente, a Orquestra Filarmônica AD Londrina é composta por 104 voluntários, com idades entre 10 e 70 anos. Além da igreja, os músicos se apresentam em eventos e festivais.

Vinicius Frigeri/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.