Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta terça (9), convidadas falarão sobre a presença feminina em espaços de poder. Cronograma inclui ainda reunião pública

Neste ano, o Dia Internacional da Mulher (8 de março) será lembrado pela Câmara Municipal de Londrina ao longo de todo o mês, com programação que inclui participação de convidadas nas sessões ordinárias e uma reunião pública temática. A abertura da programação ocorrerá na sessão desta terça (9), às 14h45, quando o Legislativo promoverá uma reflexão sobre "A representatividade da mulher nos espaços de poder". Para falar sobre o assunto, foram convidadas a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Rosalina Baptista; a juíza Zilda Romero, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Londrina; e a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Liange Doy Fernandes. O objetivo é ouvir as convidadas sobre os desafios diários que elas enfrentam por serem mulheres e ocuparem cargos de liderança.

Durante o mês de março, outras convidadas participarão das sessões para falar de suas experiências pessoais. Além disso, no dia 19 (sexta-feira), às 16 horas, a Câmara realizará uma reunião pública para debater como a pandemia de covid-19 afetou particularmente as mulheres. O encontro será coordenado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher do Legislativo, formada pelas vereadoras Mara Boca Aberta (Pros), como presidente; Profª Flávia Cabral (PTB), como vice-presidente; e Lenir de Assis (PT), como membro. Tanto a reunião pública como os demais eventos alusivos ao Dia da Mulher serão transmitidos ao vivo pelos canais da Câmara de Londrina no Facebook e Youtube. Os vídeos ficarão arquivados nas mídias sociais e poderão ser vistos a qualquer momento.

Representatividade

Sessenta e três anos após a primeira mulher exercer o mandato de vereadora em Londrina, a Câmara Municipal terá na 18ª Legislatura (2021-2024) a maior representatividade feminina de sua história. Entre os 19 vereadores, sete são mulheres (36,84%): Daniele Ziober (PP), Jessicão (PP), Lenir de Assis (PT), Lu Oliveira (PL), Mara Boca Aberta (Pros), Profª Flávia Cabral (PTB) e Profª Sonia Gimenez (PSB). Até então, as Legislaturas com maior representatividade feminina haviam sido a a 13ª (2001-2004) e a 16ª (2013-2016), com três vereadoras cada uma. Na Legislatura passada (2017-2020), havia apenas uma mulher, a vereadora Daniele Ziober.

Veja a programação do mês da mulher na Câmara de Londrina:

09/03 (terça-feira)

14h45 – Abertura da programação (Tema: Representatividade da mulher nos espaços de poder)

11/03 (quinta-feira)

16h30 – Sessão ordinária com participação da presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Marcia Mocelin Manfrin.

16/03 (terça-feira)

16h30 – Sessão ordinária com participação de Marina Stuchi, pesquisadora sobre feminismo e violência contra a mulher.

18/03 (quinta-feira)

16h30 – Sessão ordinária com participação da deputada federal Luiza Canziani (PTB).

19/03 (sexta-feira)

16h – Reunião temática com o tema "Mulheres na liderança: alcançando um futuro igual em um mundo de Covid-19″.

23/03 (terça-feira)

16h30 – Sessão ordinária com participação da presidente do Conselho da Mulher Empresária da Acil, Marisol Chiesa.

30/03 (terça-feira)

16h30 – Sessão ordinária com participação da presidente do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial, Fiama Heloisa.

Asimp/CML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios