Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta terça (9), convidadas falarão sobre a presença feminina em espaços de poder. Cronograma inclui ainda reunião pública

Neste ano, o Dia Internacional da Mulher (8 de março) será lembrado pela Câmara Municipal de Londrina ao longo de todo o mês, com programação que inclui participação de convidadas nas sessões ordinárias e uma reunião pública temática. A abertura da programação ocorrerá na sessão desta terça (9), às 14h45, quando o Legislativo promoverá uma reflexão sobre "A representatividade da mulher nos espaços de poder". Para falar sobre o assunto, foram convidadas a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Rosalina Baptista; a juíza Zilda Romero, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Londrina; e a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Liange Doy Fernandes. O objetivo é ouvir as convidadas sobre os desafios diários que elas enfrentam por serem mulheres e ocuparem cargos de liderança.

Durante o mês de março, outras convidadas participarão das sessões para falar de suas experiências pessoais. Além disso, no dia 19 (sexta-feira), às 16 horas, a Câmara realizará uma reunião pública para debater como a pandemia de covid-19 afetou particularmente as mulheres. O encontro será coordenado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher do Legislativo, formada pelas vereadoras Mara Boca Aberta (Pros), como presidente; Profª Flávia Cabral (PTB), como vice-presidente; e Lenir de Assis (PT), como membro. Tanto a reunião pública como os demais eventos alusivos ao Dia da Mulher serão transmitidos ao vivo pelos canais da Câmara de Londrina no Facebook e Youtube. Os vídeos ficarão arquivados nas mídias sociais e poderão ser vistos a qualquer momento.

Representatividade

Sessenta e três anos após a primeira mulher exercer o mandato de vereadora em Londrina, a Câmara Municipal terá na 18ª Legislatura (2021-2024) a maior representatividade feminina de sua história. Entre os 19 vereadores, sete são mulheres (36,84%): Daniele Ziober (PP), Jessicão (PP), Lenir de Assis (PT), Lu Oliveira (PL), Mara Boca Aberta (Pros), Profª Flávia Cabral (PTB) e Profª Sonia Gimenez (PSB). Até então, as Legislaturas com maior representatividade feminina haviam sido a a 13ª (2001-2004) e a 16ª (2013-2016), com três vereadoras cada uma. Na Legislatura passada (2017-2020), havia apenas uma mulher, a vereadora Daniele Ziober.

Veja a programação do mês da mulher na Câmara de Londrina:

09/03 (terça-feira)

14h45 – Abertura da programação (Tema: Representatividade da mulher nos espaços de poder)

11/03 (quinta-feira)

16h30 – Sessão ordinária com participação da presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Marcia Mocelin Manfrin.

16/03 (terça-feira)

16h30 – Sessão ordinária com participação de Marina Stuchi, pesquisadora sobre feminismo e violência contra a mulher.

18/03 (quinta-feira)

16h30 – Sessão ordinária com participação da deputada federal Luiza Canziani (PTB).

19/03 (sexta-feira)

16h – Reunião temática com o tema "Mulheres na liderança: alcançando um futuro igual em um mundo de Covid-19″.

23/03 (terça-feira)

16h30 – Sessão ordinária com participação da presidente do Conselho da Mulher Empresária da Acil, Marisol Chiesa.

30/03 (terça-feira)

16h30 – Sessão ordinária com participação da presidente do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial, Fiama Heloisa.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.