Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto de lei com a proposta de regulamentação deste tipo de comércio será debatida em audiência pública na noite desta segunda-feira (29)

O projeto de lei nº 60/2017, apresentado pela vereadora Daniele Ziober (PP) para regulamentar a venda de animais por criadores, será debatido em audiência pública nesta segunda-feira (29), às 19 horas, na Câmara Municipal de Londrina. Coordenado pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação, o debate será realizado na sala de sessões do Legislativo, com transmissão online pelo site www.cml.pr.gov.br e pelo canal da Câmara no Youtube.

Entre as novas regras para a comercialização dos animais propostas no projeto de lei, que será debatido na forma do substitutivo nº 2, estão a proibição da permanência, criação e exposição em pet shops da cidade, bem como o comércio livre por meio de sites e anúncios em jornais e revistas. De acordo com a proposta os pet shops poderão continuar comercializando animais domésticos, mas apenas por meio de catálogos de criadores devidamente registrados.

A matéria prevê ainda que todos os animais comercializados deverão ter seu devido controle informatizado, com informação clara e precisa sobre sua procedência. Aqueles que a espécie permitir, deverão ser castrados, microchipados ou anilhados, exceto os animais de reprodução. Se a proposta for aprovada será proibida a realização de cirurgias consideradas mutilantes, entre elas a caudectomia (corte da cauda dos cães), onicectomia (retirada das garras dos felinos) e amputação das asas de pássaros silvestres.

Compra consciente

Para a vereadora Daniele Ziober a audiência pública será importante para que a população compreenda o teor e os objetivos do projeto de lei. “Nossa intenção é que todos entendam que o animal não é objeto e não pode ficar exposto, muitas vezes em condições impróprias. Há um movimento hoje em todo o País para que medidas similares seja adotadas”, afirmou a autora da proposta. Ainda de acordo com Daniele, a iniciativa visa estimular a compra consciente, coibindo, por outro lado, a aquisição de animais por impulso, comportamento que aumenta as chances de abandono no futuro.

O presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, vereador Jairo Tamura (PR), lembra que a audiência pública é uma oportunidade para que todos possam se manifestar sobre a proposta. “Tanto criadores e proprietários de pet shops como cuidadores e outros munícipes poderão dar sugestões, que serão analisadas pelos vereadores. Dependendo da necessidade, poderá, inclusive, ser apresentado um novo substitutivo à matéria. Daí a importância de todos participarem da audiência”, ressaltou Tamura.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.