Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Reuniões da Comissão de Educação, Cultura e Desporto tiveram como tema a segurança de espaços culturais e o treinamento de alunos para emergências

Por solicitação da Câmara Municipal de Londrina a Secretaria Municipal de Cultura deverá preparar um levantamento das condições físicas dos prédios públicos que abrigam museus e outros projetos culturais da cidade. A reivindicação foi feita ao final de reunião pública realizada na quarta-feira (19) no Legislativo, por iniciativa da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, com o objetivo de conhecer e acompanhar os problemas estruturais que podem colocar em risco o patrimônio cultural da cidade.

A importância da prevenção de acidentes, que voltou à pauta após o incêndio que destruiu grande parte do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, no início deste mês, é consenso entre representantes da Secretaria Municipal de Cultura, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, assim como entre os gestores dos espaços culturais. “Os investimentos na manutenção destes prédios devem ser repensados. Isto é mais importante do que simplesmente construir novos espaços”, defendeu o secretário de Cultura, Caio Cesaro, lembrando que muitos deles são prédios históricos, originalmente construídos para outros fins.

Entre as dificuldades enfrentadas, segundo Cesaro, estão a falta de estrutura da rede elétrica para receber os novos recursos tecnológicos e as limitações para atender as normas de segurança. “Suspendemos as atividades no Teatro Zaqueu de Mello no ano passado por recomendação do Corpo de Bombeiros e buscamos meios para realizar as obras necessárias, mas esta não é uma tarefa simples”, admitiu. De acordo com o secretário, também o Museu de Arte de Londrina aguarda por adequações. Concebido pelo arquiteto Vilanova Artigas na década de 50 para abrigar a Estação Rodoviária da cidade, o prédio necessita de obras de restauração estimadas em aproximadamente R$ 4 milhões.

Realidade comum

“Estes problemas não são específicos da cidade de Londrina. Nos 63 municípios que integram o 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros existem 18 museus. Destes, 17 estão com pendências ou foram reprovados em vistorias feitas pela corporação”, informou o major Wilson Oliveira Paulino, subcomandante do Corpo de Bombeiros. Segundo o militar, entre os principais problemas destas edificações estão a falta de saídas de emergência adequadas e a ausência de sinalização e de iluminação de emergência, além de corrimãos.

A mudança de foco nos investimentos para garantir a manutenção e preservação dos espaços culturais também foi defendida pelo vereador Eduardo Tominaga (DEM), vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto. “É preciso que o foco seja a prevenção, mas reconhecemos que o desafio é muito grande”, acrescentou o parlamentar.

Evacuação nas escolas

Também na tarde desta quarta-feira a Comissão de Educação reuniu-se com professores e dirigentes de escolas e Centros de Educação infantil (municipais e filantrópicos), além de representantes da Secretaria Municipal de Educação, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para debater o projeto de lei nº 57/2018, de autoria do vereador Ailton Nantes (PP), que torna obrigatória a elaboração de planos de evacuação na rede pública de ensino do Município. De acordo com o projeto, cada instituição deverá elaborar seu Plano de Evacuação específico, que será submetido à análise e aprovação do Corpo de Bombeiros.

Ao falar da importância de evitar tragédias, Nantes destacou, logo no início da reunião, ocorrências como a de uma escola municipal de Realengo (RJ), em abril de 2011, quando um ex-aluno entrou atirando em uma sala de aula da instituição e matou 12 crianças. “É preciso criar a cultura preventiva em nossas escolas”, defendeu. De acordo com a proposta, já aprovada em primeiro turno no Legislativo, o Corpo de Bombeiros deverá ministrar pelo menos um treinamento prático a cada ano, propondo eventuais alterações no Plano de Evacuação que se mostrarem necessárias.

Professoras que participaram da reunião pública destacaram a importância da medida e devem apresentar sugestões que serão anexadas ao projeto, entre elas a de realização de treinamentos mais frequentes. “A regulamentação dos planos de evacuação, por meio desta lei, é importante para que não existam dúvidas e para que a prevenção seja vista cada vez mais como um investimento importante, e não simplesmente como um custo a mais. Quanto mais treinamentos forem realizados, melhor”, corroborou o capitão Renê Augusto de Oliveira, do Corpo de Bombeiros.

O vereador Amauri Cardoso (PSDB), presidente da Comissão de Educação, foi mais longe e lembrou que a lei vai contribuir para propagar a ideia da prevenção além dos muros escolares. “Esta formação é mais rica ainda por se tratar de crianças, que replicam as informações recebidas junto às suas famílias. Porém é importante que nossas escolas sejam adequadas o mais rápido possível para facilitar a evacuação em situações de emergência”, completou o parlamentar.

NC/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.