Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento será às 10 horas, no dia 1º, no Fórum Eleitoral de Londrina e divulgará as regras que nortearão a escolha dos novos integrantes da Câmara Mirim

O edital 2019/2020 dos projetos Câmara Mirim, da Câmara Municipal de Londrina (CML), e Parlamento Jovem, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), será lançado na próxima quinta-feira (1º de agosto), às 10 horas, em cerimônia no prédio do Fórum Eleitoral da cidade. O evento marca o início das atividades parlamentares do segundo semestre deste ano. Instituída pelo Legislativo Municipal em 2017, a Câmara Mirim permite que estudantes de ensino fundamental e médio simulem as atividades de um vereador, durante encontros mensais realizados à tarde, na sala de sessões, para debater problemas da comunidade escolar e da cidade, e decidir sobre possíveis soluções.

Após a eleição da 1ª Legislatura da Câmara Mirim, o Legislativo Municipal associou-se ao programa Parlamento Jovem, da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PR, que passou a coordenar o processo de escolha dos jovens vereadores. Desde 2018 a parceria permite que os estudantes entendam não apenas o processo legislativo como as regras eleitorais e os procedimentos para a eleição dos agentes políticos.

As inscrições para os projetos Parlamento Jovem e Câmara Mirim podem ser feitas tanto por escolas públicas quanto por instituições privadas. A iniciativa é voltada a estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio. Após o processo eleitoral são empossados 19 vereadores mirins (um por escola), a mesma quantidade de parlamentares que compõem a Câmara de Londrina. “O objetivo do projeto é fazer com que os estudantes tenham uma compreensão completa do processo legislativo. Para isso eles recebem treinamento no início da legislatura mirim (mandato parlamentar)”, explica o coordenador da Escola do Legislativo, Jeferson Inácio. Durante a primeira semana do programa, os alunos eleitos acompanham palestras sobre temas como a estrutura organizacional do

Legislativo londrinense, a função dos vereadores e o processo de discussão dos projetos e de outras proposições.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Nantes (PP), o programa Câmara Mirim aproxima a comunidade do trabalho desenvolvido pelos parlamentares. “A Câmara normalmente desenvolve suas atividades em um horário no qual a maioria das pessoas está no trabalho e não consegue estar aqui ou acompanhar online as discussões. Por isso, muitas vezes não conseguimos atingir o munícipe como gostaríamos. Quando os alunos têm contato com os vereadores e a instituição, eles acabam disseminando esses conhecimentos na escola, na família e no grupo de amigos”, afirma.

Eleição

Em Londrina, o processo de escolha dos vereadores mirins é orientado e dirigido pela Justiça Eleitoral. Os estudantes das escolas inscritas conhecem as regras eleitorais e participam de todas as etapas que resultam na escolha de um representante do povo. O juiz Luiz Valério dos Santos, da 146ª Zona Eleitoral, de Londrina, explica que a instituição promove o treinamento de professores e diretores, que posteriormente trabalham os conteúdos em sala de aula com os estudantes. Os alunos recebem títulos de eleitor fictícios, filiam-se a “partidos políticos” e participam de convenção partidária para a escolha do representante da sigla, além de elaborarem suas propostas e realizarem campanhas eleitorais na instituição de ensino. Os jovens que trabalharão como mesários no dia da eleição também passam por treinamento. No dia da votação são utilizadas urnas eletrônicas e os estudantes eleitos são, posteriormente, diplomados na Justiça Eleitoral.

Na opinião do Luiz Valério dos Santos, tanto o Parlamento Jovem quanto a Câmara Mirim ajudam a promover a formação política e cidadã de crianças e adolescentes. “O objetivo é levar esse esclarecimento aos estudantes, até para que eles possam se interessar pela política”, afirma.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.