Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é recolher aparelhos antigos de televisão, que devem ser descartados com o fim do sinal analógico; ação ocorrerá durante toda essa semana

Com o desligamento do sinal analógico de televisão em Londrina e outros 154 municípios do interior do Paraná, previsto para esta quarta-feira (28), a expectativa de organizações que trabalham com reciclagem é que muitas pessoas se desfaçam de seus aparelhos antigos de TV. Para garantir que os televisores tenham destinação ambientalmente correta, a Câmara Municipal de Londrina promove nesta semana (26 a 30), em parceria com a ONG E-letro, uma campanha para recolher equipamentos eletroeletrônicos fora de uso. Os materiais poderão ser entregues pela população, das 9 às 18 horas, na entrada principal do prédio do Legislativo, em frente da Praça dos Três Poderes.

Os aparelhos de tubo apresentam grande quantidade de chumbo e outras substâncias capazes de contaminar o meio ambiente. Segundo o presidente em exercício da Câmara, vereador Ailton Nantes (PP), o objetivo da campanha é evitar que os equipamentos cheguem a locais impróprios, oferecendo riscos à saúde humana e ao meio ambiente. “Percebemos que alguns munícipes têm feito o descarte irregular em vias públicas, o que nos motivou a fazer uma parceria com a organização E-letro para que os cidadãos tenham a oportunidade de dar um destino correto aos aparelhos”, afirma.

Nantes lembra que durante a ação serão recolhidos também outros equipamentos eletroeletrônicos, como aparelhos de som e DVD, baterias e carregadores de celular, ferros de passar roupa e notebooks. O material será doado pela ONG E-letro a instituições sem fins lucrativos. Já os itens que não puderem ser consertados e reutilizados serão desmontados e terão seus componentes enviados a indústrias para reaproveitamento. Lâmpadas e pilhas não serão recebidas.

Fundada há dez anos em Londrina, a ONG E-letro (antiga E-lixo) recolhe cerca de 40 toneladas de produtos eletroeletrônicos por mês, em 80 municípios do Paraná e do oeste paulista. De acordo com o diretor da organização, Alex Gonçalves, a quantidade de equipamentos de TV deve ser expressiva neste fim de ano, tanto pelo desligamento do sinal analógico quanto pelas vendas de Natal. “A troca de equipamentos é gigante de dezembro a janeiro. Esse ano é atípico e o volume deve ser ainda maior. O recolhimento deve aumentar uns 25%”, estima. Esta não é a primeira vez que a Câmara desenvolve parceria com a ONG para coletar aparelhos fora de uso. Em 2016, duas ações semelhantes foram realizadas no estacionamento do Legislativo, totalizando dois dias de doações. As campanhas não trazem custos para a Câmara, que apenas cede o espaço.

Silvana Leão/Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.