Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento será realizado na sessão ordinária desta terça (12); Legislativo teve participação decisiva na criação do Programa de Pacificação Restaurativa

Com uma programação que inclui círculos de diálogo em universidades, curso de formação para socioeducadores e a entrega a lojistas da cidade do selo “Arma não é brinquedo... dê abraços”, será aberta hoje (12), na Câmara de Vereadores, a 2ª Semana Municipal de Justiça Restaurativa que prossegue até o próximo dia 21. O evento foi instituído no calendário oficial do município por meio da lei 12.624/2017, de autoria do vereador Amauri Cardoso (PSDB), atual presidente da Comissão de Educação, Cultura e Deporto do Legislativo.  “A Justiça Restaurativa tem sido um recurso de grande importância para agilizar e dar mais efetividade na resolução dos conflitos na sociedade, até uns anos atrás focado apenas na justiça punitiva”, avalia Cardoso.

Para a cerimônia que será realizada na Câmara de Vereadores foram convidados a juíza Claudia Catafesta, titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Londrina; a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes; a chefe do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Jéssica Gonçalves Pieri; o diretor do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e coordenador da Organização Não Governamental (ONG) Londrina Pazeando, Luiz Claudio Galhardi; e a coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil / Subseção Londrina (OAB/Londrina), Paula Vicente Rodrigues. O evento terá início às 14h30, durante a sessão ordinária da Câmara, e contará com transmissão ao vivo por meio do site www.cml.pr.gov.br e do canal Câmara Londrina no Youtube.

Pioneirismo

As discussões sobre uma forma de justiça mais humanizada foram iniciadas em Londrina já no ano de 2014, com a participação da Câmara de Vereadores, Poder Judiciário e entidades da sociedade civil. Com a criação de um núcleo de articulação sobre o tema, em abril de 2015, o Legislativo sediou audiência pública para debater o texto base de um projeto de lei visando a criação do Programa de Pacificação Restaurativa no município, acolhendo sugestões da comunidade. Em maio daquele ano mais uma vez o assunto voltou a ser debatido pelos vereadores durante reunião pública coordenada pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania, quando foi finalizada a minuta de um projeto de lei, posteriormente encaminhado ao Executivo.

Após o processo de discussão no Legislativo, em dezembro de 2016, foi sancionada a lei nº 12.467/2016, que criou o Programa Municipal de Práticas Restaurativas nas Escolas, com a adoção de atividades de pedagogia social promotoras da cultura da paz e do diálogo nas instituições de ensino da rede municipal. De acordo com o vereador Amauri Cardoso, que também é professor da rede municipal e um dos profissionais que atuam como mediadores de conflitos nas escolas, a iniciativa tem sido uma importante aliada da resolução de conflitos e no combate à evasão escolar. Ainda segundo Cardoso, atualmente mais de 100 professores da rede municipal têm formação de facilitadores e estão sendo implementados círculos de diálogo e escuta especializada nas escolas, em benefício dos 44 mil alunos matriculados.

A programação completa da 2ª Semana Municipal de Justiça Restaurativa está disponível no endereço http://londrinapazeando.org.br/2-semana-da-justica-restaurativa/

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.