Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com jornadas diárias de até 34 km, passeio deve durar cinco dias e quatro noites; ação conta com apoio da CMTU e Codel

Imagine atravessar um percurso entre Londrina e Maringá recheado de trechos de mata, serra, rios, pastagens, lavouras e capelas em pequenos povoados. Junte a isso a oportunidade de conhecer lugares onde a correria da vida moderna passa longe e, de quebra, experimentar a culinária de comunidades locais. É com essa proposta que um grupo de pessoas percorrerá a pé os 120 km do caminho do Desafio das Catedrais, rota que liga os maiores municípios do norte e noroeste do estado.

Diferente do evento original, em que a ideia é concluir a caminhada entre as duas cidades em 24 horas, nesta modalidade a ideia traçar um itinerário que possa ser peregrinado aos poucos. Sem pressa ou espírito competitivo, com tempo para conhecer os personagens e as histórias dos vilarejos visitados.

A ideia é sair da Catedral Metropolitana de Londrina, às 8h, do dia 15 de agosto, uma quarta-feira, e chegar a Maringá no domingo, dia 19. Até o ponto final, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, serão 5 dias e 4 noites com o pé na estrada. Tudo isso num clima de amizade e tolerância, em que o desenvolvimento pessoal fica acima de qualquer caráter religioso.

As inscrições para o evento – que já soma 14 participantes confirmados – custam R$ 550,00 e podem ser feitas pelo e-mail desafiodascatedrais@gmail.com ou, ainda, pelo WhatsApp (43) 9-9976-6603. O valor inclui café da manhã, almoço e jantar durante a viagem, água para hidratação, transporte das bagagens, hospedagem nos pontos de descanso e fornecimento de certificado.

Segundo o idealizador da caminhada, Arnaldo Amaral Filho, o evento visa equiparar o trecho, guardadas as devidas proporções, ao Caminho de Santiago de Compostela – conjunto de rotas na Europa percorridas desde o século IX e considerado Patrimônio da Humanidade. “Além de promover a interação entre os participantes e favorecer momentos de reflexão, a intenção também é resgatar a memória dos pequenos povoados por onde vamos passar. Queremos trazer informação e, ainda, fomentar o turismo e o empreendedorismo rural”, afirmou.

Outro objetivo, segundo Amaral, é que a caminhada seja institucionalizada pelos gestores das duas cidades, passando a integrar o cronograma oficial de eventos em Londrina e Maringá. A Prefeitura de Londrina apoia a realização do evento por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Ascom/CMTU

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.