Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vistorias iniciam na quarta-feira (24) e vão percorrer comércios de brinquedos e artigos infantis, checando o cumprimento da lei municipal nº 9.188

Começam nesta quarta-feira (24) as fiscalizações para a campanha Arma Não é Brinquedo. A iniciativa certifica os comerciantes e lojistas com um selo, reconhecendo o cumprimento da lei municipal nº 9.188, que proíbe a comercialização de armas de brinquedo em Londrina. Nesta quarta-feira (24), as vistorias se concentram na região central, e vão participar fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda, membros do Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) e da ONG Londrina Pazeando, representantes da Câmara Municipal e da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).

O grupo que fará as vistorias irá se reunir às 13h30 na sede da Acil, localizada na Rua Minas Gerais, 297, primeiro andar. E às 14 horas eles saem para iniciar as fiscalizações. O secretário do Compaz, Luiz Cláudio Galhardi, explicou que a fiscalização atua também com a conscientização dos comerciantes. “Iremos percorrer as lojas da região central para lembrar que, a cada dois anos, é preciso renovar o selo, como predetermina a lei, e reforçar a importância de aderir à campanha”, citou.

O foco da ação “Arma não é brinquedo” são as lojas que comercializam brinquedos e artigos infantis. O comerciante que queira participar pode entrar em contato com o Compaz ou a ONG Londrina Pazeando. No site da Câmara, também fica disponível um formulário de requisição do selo, para preenchimento, e que deve ser protocolado na Prefeitura. Ele pode ser acessado através do link http://www1.cml.pr.gov.br/cml/site/arma.xhtml. “Praticamente todas as lojas do ramo, sejam grandes ou pequenas, participam da campanha, o que consideramos uma grande receptividade. Trata-se de uma lei reflexiva, um instrumento que abre a sociedade para o diálogo. Esperamos que outras cidades deem início a esse trabalho, pois muitas já proibiram, em leis, a venda das armas de brinquedo. Mas, sem esse movimento de conscientização, que são as vistorias, a campanha se enfraquece. E Londrina é referência no país, sendo a única cidade a conceder a certificação, em uma atuação conjunta da Prefeitura, Câmara e outras entidades”, destacou Galhardi.

Este é o nono ano de certificação pela campanha, e a solenidade oficial deve ocorrer em 21 de novembro, quando é comemorado o Dia Internacional do Protesto Contra os Brinquedos de Guerra. Na última solenidade, o selo foi entregue a 82 lojistas da cidade. Segundo o secretário do Compaz, durante o período entre início das vistorias e entrega dos selos, são percorridos os comércios de todos os bairros da cidade, por isso a necessidade de um prazo extenso.

Galhardi complementou que a proibição da venda de armas de brinquedo é uma forma de promover a cultura de paz, e mostrar para as crianças, e a sociedade como um todo, alternativas não-violentas para que possam alcançar seus objetivos. “É muito mais interessante ensinar as crianças a brincar de salvar o planeta, abordando assuntos sérios em jogos e brincadeiras não-violentos. Enquanto o mundo vive em uma cultura de violência, as guerras são corriqueiras, e o mocinho luta para enfrentar o vilão com armas cada vez mais modernas. Nisso, ensinamos as crianças que, para resolver as questões mundiais, precisamos de armas. E queremos quebrar esse paradigma, trabalhando essa ideia passo a passo. A sociedade já observou na prática que isso é cada vez mais questionável, e enquanto pudermos dar uma opção diferente, ou seja, de que a arma não é um brinquedo, vamos nos mobilizar”, destacou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.