Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prefeitura realizará o Dia D, no sábado da próxima semana, com o objetivo de promover a saúde da mulher; paralelamente haverá uma ação de multivacinação, da campanha já em curso

A Prefeitura de Londrina vai promover uma grande campanha que visa promover a saúde da mulher, por meio da realização dos exames de Citologia Oncótica (CO), conhecido também por exame preventivo do colo do útero ou papanicolau, além da avaliação clínica das mamas e agendamento de mamografia, para aquelas que se enquadram nos critérios preconizados pelo Ministério da Saúde (MS).

Trata-se do Dia D, que será realizado no sábado da próxima semana, dia 17 de outubro, das 8 às 17 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana, com exceção das respiratórias, além das unidades dos distritos de Lerroville e de Guaravera, na zona rural.

A coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Colmiran, contou que além preventivo do colo do útero, avaliação das mamas e agendamento de mamografia, os profissionais de saúde farão uma avaliação completa da mulher, com orientações e encaminhamentos para atendimentos com outros profissionais, caso necessário, como nutricionistas e psicólogos, além de solicitarem exames laboratoriais, como ultrassonografia, exame de sangue, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Para participar do Dia D é necessário agendar um horário por telefone na UBS de referência. O agendamento já está aberto. Confira a lista das unidades, endereços e telefones no Portal da Prefeitura (clique aqui). Os agendamentos serão mais espaçados, a fim de evitar aglomerações, devido à pandemia viral, e permitir tempo hábil para a desinfecção das salas entre os atendimentos, garantindo mais segurança para as usuárias e servidores.

Priscila explicou que o Ministério da Saúde preconiza a realização da mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos e o preventivo de colo uterino para as de 25 a 64 anos, mas que independente da faixa etária, se a mulher tiver alguma queixa ela pode procurar o serviço de saúde para ser avaliada. “Lembrando que se ela não puder ir no sábado, pode procurar as unidades durante a semana”, frisou.

A ação faz parte do Outubro Rosa, campanha de conscientização que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. O principal objetivo é conscientizar as mulheres a buscar o atendimento em saúde e vai ao encontro do tema da Sociedade Brasileira de Mastologia deste ano “Quanto Antes Melhor – Todos contra o Câncer de Mama”.

“É muito importante que elas façam exames de forma periódica, pois tanto o câncer de mama quanto o de colo uterino, quando diagnosticados precocemente, chegam a quase 95% de taxa de cura. Precisamos garantir que se essa mulher tiver alguma alteração, ela seja encaminhada para tratamento o mais rápido possível, para ter maior eficácia, evitar terapias mais agressivas e garantir melhor qualidade de vida para ela e seus familiares que acompanham esse processo”, enfatizou a coordenadora de Saúde da Mulher.

Multivacinação

Paralelamente, no mesmo dia, haverá uma ação de multivacinação, da campanha que já está em curso em todo o Brasil, pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de atualizar a carteira vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.