Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dinheiro será utilizado para a execução de políticas públicas e financiamento de projetos sociais para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Ontem (17), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMCDA) e a Secretaria Municipal Assistência Social (SMAA) divulgaram o balanço do valor arrecadado com a Campanha Futuro Criança 2021. De acordo com o relatório, foi possível arrecadar R$ 158.722,04 até o dia 30 de dezembro, último dia de expediente bancário de 2021.

Por meio da campanha, as pessoas e empresas estão contribuindo com os projetos sociais que atendem as crianças e os adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou que são vítimas de violência, em Londrina, além de ajudarem na execução das políticas públicas nessas áreas.

Com o recurso, as instituições conseguem levar educação, esporte, lazer, cultura e ações de cidadania para aqueles que mais precisam. “A arrecadação foi boa, mas não foi o que esperávamos, como foram as campanhas de 2016 e 2017, que chegaram a arrecadar R$ 600 mil. Fizemos a divulgação, mas a população ainda não está totalmente conscientizada de que ela pode fazer essa destinação. Por isso, todos os anos, fazemos a divulgação para atingirmos mais pessoas”, explicou a presidente do CMDCA, Magali Batista de Almeida.

Entre as instituições que podem ser beneficiadas com o dinheiro arrecadado estão: a Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), Associação Evangélica Beneficente de Londrina; Associação Londrinense de Circo; Casa do Caminho; Caritas Arquidiocesana de Londrina; Centro Ocupacional de Londrina; Centro Esperança por Amor Social; CEI Irmãs de Betânia; Clube das Mães Unidas; Guarda Mirim de Londrina; Instituto Esperança; Instituto Leonardo Murialdo; Instituto União para a Vitória; Núcleo Social Evangélico de Londrina; Sociedade Mantenedora de Assistência e Sociedade Nossa Esperança. O dinheiro estará disponível a elas, a partir do lançamento dos editais de projetos de atendimentos.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, a vantagem de ter realizado a Campanha Futuro Criança 2021 é que o dinheiro arrecadado ajudará o poder público na execução das políticas e iniciativas em prol das crianças e adolescentes que mais precisam. “As pessoas e as empresas já são obrigadas a pagar imposto de renda anualmente. Quando nós divulgamos a campanha, estamos estimulando a população a contribuir com sua cidade, porque elas vão destinar o imposto devido para os projetos que atendem as crianças e os adolescentes em situação de vulnerabilidade e ou violência de Londrina. Isso é extremamente importante, porque sozinho o poder público não consegue dar conta de tudo. Então, quanto mais pessoas e empresas participarem, mais todos colaboram para que as instituições aprimorem seus serviços”, disse a secretária.

Ainda é possível ajudar

As pessoas e empresas que perderam o prazo de 2021 têm a oportunidade de ajudar durante o ano de 2022. As destinações podem ser feitas durante o ano inteiro; porém, agora, valerão para o próximo período da apuração do imposto de renda.

Para participar, basta destinar parte do Imposto de Renda (IR) para a iniciativa, por meio do pagamento de um boleto bancário específico, gerado no site do CMDCA. É preciso acessar o sistema para doação e preencher as informações solicitadas para geração de boleto bancário. O pagamento poderá ser feito até o último dia de expediente bancário de 2022. Após o pagamento, o CMDCA emite um recibo, que serve de comprovante para a Receita Federal.

As pessoas físicas podem destinar até 6% do valor devido ao IR e as pessoas jurídicas, até 1%.Também é possível fazer a destinação diretamente pelo programa de declaração do Imposto de Renda. O próprio programa fará o cálculo para o contribuinte. Basta acessar a aba fichas da declaração, no canto esquerdo do site e selecionar “Doações diretamente na declaração”. Clique em novo, escolha fundo municipal e preencha o campo “Valor até o limite disponível para a doação” e pronto. Ninguém pagará mais imposto por isso e não terá a restituição diminuída. Além disso, quem tiver restituição a receber, o valor destinado será somado a restituição e quem tiver imposto a pagar terá esse montante abatido. O passo a passo para fazer a destinação está disponível no site da Prefeitura de Londrina e no site da Receita Federal.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.