Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa da Acil vai inserir um grande corredor de iluminação no Calçadão, a fim de reativar as vendas locais e proporcionar momentos de lazer às famílias

A campanha LondriNatal 2021 foi lançada pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, ontem (12). A Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Secretaria de Cultura e Sercomtel Iluminação, é parceria da iniciativa.

Neste ano, o objetivo da campanha é reativar as vendas locais e colocá-las em patamares anteriores à pandemia; empolgar os consumidores, oferecendo momentos de descontração e de lazer; resgatar o clima de esperança e união, além de atrair turistas para a cidade.

Durante o lançamento, o superintendente da Acil, Rodrigo Geara, fez uma apresentações das ações. As atividades do LondrinaNatal 2021 vão acontecer no calçadão de Londrina, principal memória coletiva da cidade, do dia 6 a 23 de dezembro. A ideia é fazer um grande corredor de iluminação e de atrações turísticas no Calçadão, estimulando as famílias frequentarem o local.  Serão decoradas cerca de 100 árvores naturais, com cordões de LED, distribuídas em cinco quadras. Também haverá postes com mangueiras de LED com guirlanda decorativa na ponta e inserção de fonte luminosa.

Na fachada da Loja Riachuelo serão inseridos diversos anjos de LED sobre a marquise; será instalada uma árvores de LED de 18 cm e uma grande caixa de presente iluminada, na praça Gabriel Martins; um pórtico alusivo ano de 2022; caixas de cordões de LED; e um grande túnel iluminado, com oito cometas formando um portal em frente ao Teatro Ouro Verde. O investimento da Acil, no LondriNatal de 2021, será de mais de R$ 500 mil. A iniciativa também conta com parceira do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) e diversos empresários patrocinadores.

O prefeito Marcelo Belinati parabenizou a Acil pelas ações do LondriNatal 2021 e disse que o Natal deste ano contará com diversas ações, realizadas tanto pelo do poder público quanto pelas entidades, com objetivo de celebrar a data, levar alegria para as pessoas, que viveram momentos difíceis devido à pandemia; aumentar as vendas, os empregos e fomentar a economia do município. “Este é um momento de fé e de esperança em um futuro melhor para todos”, ressaltou.

A presidente da Acil, Marcia Manfrin, afirmou que a intenção da iniciativa é promover um reavivamento do centro, para que o comércio local seja impulsionado e as famílias, com as crianças, possam vivenciar momentos de alegria, celebrando a retomada econômica. “Estamos retomando as forças do comércio e com toda a decoração do LondriNatal o comércio certamente será impulsionado. Londrina vai viver um ambiente de luz, solidariedade e amparo às pessoas”, apontou.

O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, lembrou que o setor do comércio foi fortemente afetado pela pandemia da Covid-19 e por isso é necessário uma retomada econômica para este segmento. “Com as ações de Natal, realizadas pela Prefeitura e entidades, vamos atrair muitas pessoas de fora e fortalecer o comércio da cidade. Nossa expectativa é muito boa, acreditamos que estas ações vão contribuir para a retomada econômica, para aumentar o número de empregos e o desenvolvimento da cidade de Londrina”, afirmou.

Programação cultural

A Programação cultural, realizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura, iniciará no dia 6 de dezembro, com um carreata do Papai Noel com a orquestra Big Band de Vitor Gorni. A carreata deve sair do Autódromo de Londrina, por volta das 18h, passar pela região norte, até chegar ao centro, finalizando no calçadão. No dia 6 de dezembro também está programado o início do horário estendido do comércio, previsto para funcionar das 8h às 22h.

No dia 8, no calçadão, haverá uma apresentação da Orquestra e Coro Solidariedade Sempre, às 19h30; no dia 12, no Zerão, em parceria com a Unicesumar, uma apresentação da Orquestra Filarmônica da Unicesumar, que apresentará as principais músicas do espetáculo O Quebra Nozes, às 18h; e no dia 17, no calçadão, um espetáculo do Coral Unicanto, às 19h30.

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pelegrini, disse que a secretaria está muito empenhada e satisfeita com a união que o natal deste ano está tendo, entre o poder público e entidades. “Na área da cultura vemos uma retomada pós-pandemia. Estamos fazendo um esforço muito grande para que essa retomada seja significativa e para que o natal de Londrina seja repleto de festivais, transformando o nosso município em um polo de atrações e de receptividade muito maior do que tem sido até agora”, enfatizou.

Segundo Pelegrini, em toda a cidade serão realizadas mais de 250 apresentações culturais no natal deste ano, reunindo a programação de diversas entidades. O calendário dos eventos deve ser anunciado em breve, pela Secretaria de Cultura. “Já temos ações fantásticas programadas, como o Festival de Música de Londrina, que vai trazer o músico Ivan Lins para tocar com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no dia 10 de dezembro, e os diversos festivais, como o de música, de cinema e de teatro, os quais estarão sendo realizado em dezembro”, contou. 

Outras ações do Natal 2021

Além do LondriNatal, serão realizadas muitas outras ações no município. A Prefeitura de Londrina vai investir R$ 1.758.999,66 no Natal de 2021, em ações que incluem a inserção de diversas árvores iluminadas com LED, em pontos turísticos da cidade, praças e rotatórias; a ponte de guarda-chuvas iluminadas, no Lago Igapó; o letreiro Eu Amo Londrina; a disponibilização de pedalinhos no lago e o projeto Boa Praça Natal, que envolve o Município de Londrina e a iniciativa privada, com intuito de promover a decoração de Natal em áreas públicas.

Também está em curso a campanha “Brilha Londrina, um Espetáculo de Natal”, que vai promover o Concurso da Decoração de Natal, para residências e comércio; a Vila do Natal na região central; e City Tour Natalino. A campanha é uma iniciativa do Grupo de Turismo, composto pelo Londrina Convention & Visitors Bureau; Núcleo de Organizadores e Assessores de Eventos de Londrina (NOA); e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Associação dos Meios de Hospedagem (AMEH). A Prefeitura de Londrina, por meio da Codel é parceria da iniciativa.

Entre os presentes na solenidade de lançamento do LondriNatal 2021 estiveram o vice-prefeito, João Mendonça; o presidente da Sercomtel Iluminação, Claudio Tedeschi;  o deputado federal Filipe Barros; o presidente da Federação das Associações Comerciais de Industrias do Paraná (Faciap), Fernando Moraes; os vereadores Jairo Tamura, professora Flávia Cabral, professora Sônia Gimenez, Eduardo Tominaga, Matheus Thum e Giovani Mattos, além de representantes de diversas entidades e de secretarias municipais.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.