Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A medida é uma alternativa para a diminuição de ligações importunas durante este período, quando as pessoas utilizam cada vez mais o celular

Durante a quarentena, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas estão optando pelo uso do celular para a execução de atividades antes realizadas presencialmente. Serviços como a compra de produtos, pagamento de contas e envio de documentos estão cada vez mais sendo realizados de maneira remota, a fim de evitar aglomerações. Diante disto, a campanha nacional Não Me Perturbe, promovida pelo Governo Federal, é uma alternativa para que usuários parem de receber ligações importunas de telemarketing das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e Instituições Financeiras cadastradas no sistema.

Implantado em 2019 o programa disponibiliza o bloqueio de mais de 40 empresas, que realizam ligações a fim de oferecer vendas e serviços aos consumidores. Clique aqui para acessar o site oficial da campanha. Através do cadastro os usuários podem optar pelo bloqueio de chamadas que possuem o intuito de ofertar pacotes de telefone móvel, fixo, TV por assinatura, internet, operações de empréstimo e cartão de crédito consignado. Para isto basta apenas informar o número de telefone celular e o CPF ao sistema. O cancelamento das ligações pode demorar até 30 dias, a partir da data de solicitação.

O diretor-executivo do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (PROCON-LD), Gustavo Richa, atenta que chamadas frequentes e importunas de telemarketing podem gerar multas às empresas. “Como não havia uma lei proibindo o telemarketing, as empresas controlavam o consumidor. A campanha Não Me Perturbe veio, justamente, para estancar esta lacuna com o objetivo de proteger as pessoas. Caso as ligações não sejam interrompidas, mesmo acionando o programa, é possível ainda recorrer ao PROCON a fim de resolver a situação. Dependendo do caso, há geração de multa às empresas”, frisou.

Vale ressaltar que o bloqueio das ligações pode ser interrompido há qualquer momento, de acordo com a vontade do consumidor. Para isto é preciso apenas solicitar a liberação através do mesmo site da campanha.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.