Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Tem início nesta segunda-feira (13) a campanha Papai Noel dos Correios 2017 em Londrina. A abertura irá ocorrer em solenidade oficial, às 10 horas, na Agência Londrina, localizada na Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 246, ao lado da Biblioteca Pública Municipal. A iniciativa, realizada pelos Correios há 28 anos, é voltada a atender crianças em situação de vulnerabilidade social. A campanha tem apoio da Prefeitura de Londrina.

Devem participar da solenidade desta segunda-feira (13) a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e o superintendente estadual dos Correios no Paraná, Paulo Cezer Kremer dos Santos.  

Para Maria Tereza, ações como essas são muito importantes pois viabilizam a realização dos sonhos de muitas crianças. A responsável pelos projetos pedagógicos da SME, Carla Cordeiro, contou que os alunos começaram a desenvolver as cartas em setembro. “As crianças alfabetizadas escreveram seus pedidos, e os mais novos fizeram desenhos. Durante as aulas, as professoras orientaram esses alunos a pedirem algo que eles gostariam de ganhar como presente e que seja também um item de necessidade. A maioria solicita brinquedos, roupas, ou até mesmo material escolar”, explicou.  

Segundo o coordenador regional da Campanha Papai Noel dos Correios, Antonio Augusto Ferreira Santos, neste ano serão disponibilizadas no município 4 mil cartinhas para adoção. Destas, cerca de 3.500 são de alunos da rede municipal de ensino. “Todas elas foram produzidas em escolas da rede pública ou entidades filantrópicas. E o processo para apadrinhar uma carta é muito simples, basta comparecer a um dos pontos de adoção na cidade, escolher a carta, e devolvê-la com o presente até o dia 15 de dezembro”, explicou.

Além da Agência Londrina dos Correios, também há pontos de adoção nas agências localizadas na Rua Sergipe, 1.765 (Agência Juscelino Kubitscheck), e Rodovia Celso Garcia Cid, 900 (Agência Bandeirantes). O horário de atendimento é das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Santos afirmou que a maioria dos pedidos feitos pelas crianças é por brinquedos comuns, como bolas, skates e bonecas. “Algumas cartinhas chamam mais a nossa atenção pela simplicidade do desejo, como uma criança que pediu um pote de creme de avelã. Se for comparar com outros presentes, é algo barato. Isso faz você perceber que não é uma questão de preço, não é pelo valor, mas como é algo que fica muito distante da realidade da criança, torna-se uma especiaria de Natal”, contou.

O coordenador frisou a importância dos padrinhos observarem o prazo máximo para entrega dos presentes. “Assim que o prazo da campanha for encerrado, no dia 15 de dezembro, vamos iniciar o processo de entrega dos presentes nas escolas até o último dia de aula, que é 20 de dezembro. Como é um período muito curto, não será possível incluir os pedidos que não respeitarem o cronograma”, destacou.

Somente nos últimos três anos, foram recebidas mais de 2,5 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. O objetivo principal da ação é responder às cartas das crianças e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Neste ano, estão participando da campanha alunos até o 5º ano de 15 escolas municipais de Londrina. Destas, doze escolas são da área urbana e três da rural. Além de promover a realização dos pedidos feitos pelas crianças, a ação social também estimula e desenvolve o hábito da redação de cartas, do endereçamento correto, uso do CEP e do selo postal.

Demais entidades e empresas que queiram apoiar a campanha podem entrar em contato com a coordenação regional em Londrina, pelo telefone 3377-5110.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.