Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os últimos dias foram atípicos no Centro de Londrina. No final da tarde, ao invés de filas de carros e pedestres apressados para chegarem logo em suas casas, famílias completas estacionavam com calma e caminhavam pelas calçadas de mãos dadas, com largos sorrisos e conversas tranquilas.

Pouco a pouco a Praça Willie Davids ficava cada vez mais cheia. O clima de confraternização ganhava um cheiro especial: da pipoca recém estourada para ativar ainda mais aquele clima familiar. A calmaria, vez ou outra, era interrompida por gritos de vendedores ambulantes “água geladinha!”, “vai um suquinho natural aí, doutor?”. Já as crianças olhavam vidradas para os balões transparentes adornados por luzes de LED exibidos por outros vendedores.

Dentro do prédio da sede administrativa do Sicoob Norte do Paraná, os alunos da Escola Municipal Sebastião Feltrin seguiam entusiasmados em direção às janelas de onde iriam apresentar as 12 músicas ensaiadas nos últimos meses para a Cantata de Natal. Os anjos, funcionários do Sicoob responsáveis pelas crianças, conferiam pela última vez os cintos de segurança, as roupas e os acessórios dos pequenos artistas.

Em meio à aparente ordem técnica, a ansiedade infantil chamava a atenção. As risadas altas do Jonathan Fernandes Borges, de 11 anos, e sua sequência de movimentos acelerados eram uma boa tradução sobre a expectativa das crianças para a apresentação. Perguntado sobre o que ele achou da Cantata, ele disse que era tudo muito bom. “Às vezes eu fico com um pouco de vergonha, mas estou mais feliz do que com vergonha porque é muito, muito, muito legal!”, contou empolgado.

A amiga Maria Victória Almeida, de 9 anos, estava em sua segunda participação na Cantata do Sicoob, mas nem por isso se mostrou menos ansiosa. As perninhas aceleradas não a deixavam mentir. “Eu amo muito cantar e fiquei esperando para que esse dia chegasse logo.”

Miriam Okahama, responsável pela direção artística do espetáculo, que este ano recebeu o título “Tempo de Amar”, confirmou que a emoção sentida pelas crianças foi compartilhada por todos que tornaram a Cantata possível. “Foi uma experiência nova, mas ao mesmo tempo, algo que pareia que já fazia parte da nossa rotina. Vai ser difícil dar tchau para essas crianças, para essa experiência. Parece que todo mundo se conhece há anos.”

Flávia Oliveira, assistente administrativa no setor de Processos de Qualidade do Sicoob, deu a sua contribuição como Anjo de uma das 44 crianças pelo terceiro ano consecutivo. “É uma satisfação muito grande fazer parte do evento. Tem a ver com os valores e os princípios da cooperativa que busca beneficiar a comunidade em tudo que faz. É muito especial trabalhar com as crianças.”

Bruno Henrique Silva, gerente de negócios, além de manter o clima de festa lá com suas brincadeiras de criança grande, acredita que a cidade está carente de espírito natalino, de união e de amor. “Devemos seguir transformando o mundo, o local onde vivemos, irradiando o bem a quem está por perto para que eles sejam multiplicadores deste nosso propósito.”

A pedagoga e professora do 5º da Escola Sebastião Feltrin, Elaine Fernandes Rossani, contou que as crianças também sentiram o clima especial desta edição. “O ano passado já foi maravilhoso, mas este ano foi uma inovação. As crianças ficaram muito felizes e animadas. Elas curtiram realmente. Aprenderam muito e a gente pôde acompanhar a evolução delas até mesmo no comportamento. Estão mais disciplinadas e mais felizes de forma geral. Eles cresceram muito com tudo isso.”

Para o presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Norte do Paraná, Rafael de Giovanni Neto, fechar o ano com a Cantata Encanto de Natal foi especial para toda a cooperativa. “Ficamos muito satisfeitos em ver tanta felicidade por parte das crianças, dos familiares e dos colaboradores. Mas é ainda mais gratificante a gente entregar esse presente para Londrina. Ver tanta gente vindo aqui prestigiar esse espetáculo é realmente emocionante.”

O espetáculo foi realizado nos dias 18 e 19 de dezembro, sempre às 20h30, em frente ao Sicoob do Calçadão, e reuniu mais de 10 mil pessoas nos dois dias de apresentações.

Tatiane Salvatico/Asimp

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.