Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os dois grupos foram selecionadas após chamamento público para a programação do Carnaval de Rua 2020

Após chamamento público para seleção de dois grupos musicais ou bandas percussivas para dividirem a programação do Trio Elétrico do Bloco Bafo Quente, o resultado foi divulgado pela comissão curadora. As duas bandas de Londrina que estarão presentes no Carnaval de Rua 2020 serão “Orquestra Ouro Verde” e “Bloco Pé Vermelho”. A comissão utilizou critérios para a seleção como a qualidade musical do trabalho, a familiaridade do repertório com a festa do carnaval, a potência percussiva em sintonia com o estilo do Bloco Bafo Quente e a trajetória do grupo em sua relação com a cidade.

Além do grupo anfitrião (Bloco Bafo Quente) e selecionados, também haverá a participação de convidados especiais durante o cortejo, que vai percorrer ruas da cidade de Londrina. A concentração do trio elétrico, no dia 23 de fevereiro (domingo), vai começar às 15h no Zerão e seguir até o Aterro do Igapó (em breve também será divulgado o trajeto). A realização do projeto é da APD (Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná), com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, por meio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). No ano passado, o trio reuniu mais de 25 mil pessoas nas ruas.

Selecionados

Criado em 2013, a banda “Orquestra Ouro Verde” toca música brasileira que permeia várias vertentes, tendo a alegria como característica principal. O grupo começou com samba-canção e gafieira, mas, aos poucos, foi inserindo “novas brasilidades” ao repertório. Este, contudo, foi ampliado para ritmos mais dançantes e festivos, sobretudo o axé, que rege o estilo da banda atualmente. No repertório,, há canções de artistas como Pablo Vittar, Novos Baianos, Beto Barbosa, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Dona Onete, Gilberto Gil, Timbalada, entre outros. A banda é formada por Lua Specian (vocal), Sara Delallo (baixo), Rafael Fuca (guitarra), André Gião (guitarra), Braulio Morais (bateria) e Marcelo de Siqueira (percussão).

O “Bloco Pé Vermelho” é um grupo de percussão formado, em sua maioria, por estudantes universitários que fazem parte de outras baterias de samba e que se reúnem para trocar experiências, com o objetivo de fortalecer a cena musical em Londrina. O batuque dos estudantes acontece desde agosto de 2016. Levando em seu nome uma homenagem à cidade, o Bloco aspira a se tornar referência quando o assunto é bateria universitária. O grupo percussivo é fruto da parceria entre os ritmistas e a Liga das Baterias Universitárias de Londrina (LBL), que nasceu em junho de 2016, e conta atualmente com treze baterias de diferentes cursos universitários da UEL, UTFPR, PUC-LON e Unifil.

Carnaval 2020

O projeto do Carnaval de rua 2020 inclui ainda uma programação especial para as crianças no dia 22 de fevereiro (sábado), conduzida pelo CLAC, e um encerramento no dia 25 de fevereiro (terça-feira), com o trio parado na Praça Nishinomiya, do Aeroporto, Região Leste, onde o Bloco Bafo Quente tem fechado tradicionalmente sua programação nos últimos anos, com grande sucesso de público.

Em 2020, o Carnaval de Rua do Bloco Bafo Quente terá um tema especial, que estará presente não só no repertório, mas também nas campanhas e materiais de divulgação. “Por trás da fantasia, todo mundo é igual”, frase de Marcelo Quintanilha eternizada na voz de Daniela Mercury, é o mote para o Bloco mostrar como a festa de carnaval tem muito a ensinar sobre tolerância, diversidade e igualdade de direitos e deveres.

Toda a programação é gratuita

Bloquinho do CLAC

Data: Dia 22/02 (sábado)

Horário: 15 horas

Local: Zerão (próximo à academia ao ar livre, Sabor&Ar e Av. Amintas de Barros)

Trio Elétrico do Bloco Bafo Quente

Data: Dia 23/02 (domingo)

Horário: 15 horas

Local: Concentração no Zerão (área em frente à rotatória do Moringão e Rua Gomes Carneiro)

Paradinha do Trio com o Bloco Bafo Quente

Data: 25/02 (terça-feira)

Horário: 17 horas

Local: Praça Nishinomiya (Av. Santos Dumont, praça em frente ao Aeroporto, bairro Novo Aeroporto)

Renato Forin Jr./Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.