Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programa beneficia famílias em situação de vulnerabilidade, protetores voluntários de animais e Organizações Não Governamentais

O Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (Castramóvel), que iniciou em março de 2020, atingiu a marca de 10 mil procedimentos de esterilização de cães e gatos, machos e fêmeas, além de microchipagem. Os beneficiários diretos e indiretos do programa são as famílias em situação de vulnerabilidade social, com renda de até três salários mínimos; os protetores voluntários de animais e Organizações Não Governamentais (ONGs).

O serviço é gratuito e até a medicação do pós-operatório é fornecida sem nenhum custo. O procedimento de esterilização é realizado por dois veterinários e dois auxiliares em um trailer personalizado que inclui a estrutura física para a realização dos procedimentos.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que a Prefeitura celebra com muita felicidade o trabalho realizado pelo Castramóvel. “Esta é uma política pública de saúde, voltada à causa animal, de grande relevância, implantada pela administração do prefeito Marcelo Belinati. E mesmo com todos os adventos que a pandemia nos trouxe, conseguimos fazer a esterilização em 10 mil animais, de nossos protetores, cuidadores, ONGs e das famílias que se enquadram nos critérios do programa”, afirmou.

Machado destacou, ainda, que é um avanço muito grande, para a cidade de Londrina, contar com um serviço de referência e qualidade como este, que chega em todas as regiões da cidade, com foco no controle de natalidade da população animal.

O gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Lyonel Martinez, ressaltou que o serviço do Castramóvel, em Londrina, não parou durante a pandemia. “Muitos municípios suspenderam o trabalho do programa durante esse período, diferente de Londrina, que não parou, apenas modificou o processo de trabalho, inserindo os protocolos de segurança emitidos pelas autoridades de saúde, para continuar realizando as esterilizações”, contou.

De acordo com Martinez, são realizados, diariamente, entre 40 e 50 agendamentos e procedimentos médico-veterinários. Segundo ele, cerca de cerca de 50% dos procedimentos realizados até agora foram de animais resgatados e cuidados pelas ONGs e pelos protetores individuais.

Cadastro

Para se cadastrar no programa, é necessário enviar uma mensagem para o número de WhatsApp (43) 99997-9755. Em seguida, é enviado um link para que o interessado faça o cadastro, que passará pela avaliação da equipe técnica do Castramóvel.  Após a aprovação do cadastro, os profissionais entram em contato com o beneficiário, para fazer o agendamento do dia e horário do procedimento. É preciso ter em mãos um documento pessoal, assim como comprovantes de endereço e de renda.

Para fornecer o serviço, a Prefeitura de Londrina investiu cerca de R$ 100 mil na aquisição do Castramóvel – trailer personalizado que inclui a estrutura física para a realização dos procedimentos – e aproximadamente R$ 1 milhão no Programa de Castração Municipal, destinado ao pagamento das castrações realizadas nas clínicas contratadas pelo período de 12 meses.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.