Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Por conta da pandemia do coronavírus, o serviço está atendendo apenas os protetores de animais que já estavam pré-agendados

O Castramóvel: Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos, que começou a funcionar no início de março, já realizou mais de 650 procedimentos de esterilização de machos e fêmeas, além de microchipagem, utilizada para identificar o animal. Por conta da pandemia do coronavírus, o serviço foi suspenso temporariamente para a população em geral, contudo está atendendo os protetores de animais, que já estavam pré-agendados.

Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Lyonel Martinez, antes da pandemia estavam sendo realizados cerca de 40 atendimentos por dia. O serviço é realizado por dois veterinários e dois auxiliares no próprio castramóvel, trailer personalizado que inclui a estrutura física para a realização dos procedimentos.

Os beneficiários diretos e indiretos desse programa municipal são as famílias em situação de vulnerabilidade social, protetores voluntários e Organizações Não Governamentais. O serviço atende as famílias que recebem até três salários mínimos, gratuitamente. Até a medicação do pós-operatório é fornecida sem nenhum custo.

Lyonel explicou que após a quarentena, quando o serviço voltar a beneficiar os animais da comunidade em geral, que se enquadra nos critérios do programa, será divulgado por meio de rede social e imprensa o bairro que será atendido, para que os interessados possam se cadastrar. No ato do cadastro, o cidadão deve levar um documento pessoal, comprovante de endereço e de renda e comprovante de benefício do governo, se tiver.

A Prefeitura de Londrina investiu cerca de R$ 100 mil na aquisição do trailer do Castramóvel, mais R$ 1 milhão, que será repassado à Clínica Veterinária Clinicão, contratada por licitação, a qual executará o serviço por 12 meses, contados a partir do início do trabalho.

Uma das beneficiárias do programa, Marinez Mastriane, cuida de 200 animais, dos quais 25 ainda precisam da esterilização. Ela levou nove cachorros para realizar os procedimentos na manhã desta terça-feira (19), disse que a iniciativa da prefeitura é maravilhosa. “Isso já podia ter sido feito antes, mas graças a Deus alguém tomou a iniciativa, fundamental para que os animais parem de procriar e, consequentemente, serem abandonados nas ruas”, disse.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.