Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro é aberto ao público com mais de 60 anos; não é necessário se inscrever com antecedência

Para falar sobre o processo de envelhecimento, nesta quinta-feira (9), às 14 horas, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Oeste "Benedito Camargo Sobrinho" (CCI Oeste) vai realizar uma roda de conversa com o tema: “Vamos conversar sobre o envelhecer”. O encontro será na sede do CCI Oeste, que fica na Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes.

A palestrante será a assistente social da Secretaria Municipal do Idoso, Rosely Sonoda Gomes. O objetivo do encontro é mostrar a importância do envelhecimento ativo, como uma possibilidade do aumento da expectativa de uma vida saudável. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o envelhecer de forma ativa engloba o estímulo à participação dos idosos em questões sociais, econômicas, culturais, espirituais, civis e não se restringe somente à capacidade física ou à força de trabalho.

Por isso, a intenção é mostrar o envelhecimento como mais uma etapa de vida, em que as pessoas podem realizar diversas descobertas, desenvolver novas potencialidades e planejar uma nova maneira de se viver, estimulando o corpo e a mente. “No Brasil, consideramos idosas as pessoas acima de 60 anos e, em outros países, o comum é acima de 65 anos. Isso é uma questão cultural e muitos ainda têm uma certa dificuldade para aceitar a nova fase. Para trabalhar isso, mostrando que é possível envelhecer de forma saudável e ativa, vamos conversar, trocar ideias, experiências e conhecimentos com aqueles que participarem da roda de conversa”, explicou a palestrante.

Segundo a secretária municipal do Idoso, Nádia Oliveira de Moura, a palestra faz parte do projeto Qualidade de Vida e Cidadania, desenvolvido pela Secretaria do Idoso. “Essas ações são muito importantes, porque elas vêm ao encontro com os objetivos dos Centros de Convivência, que buscam a valorização da pessoa idosa e a promoção de seus direitos, por meio de trabalhos que estimulem a qualidade de vida dos idosos e a promoção de um envelhecimento ativo”, disse.

Aqueles que quiserem podem acessar a programação completa dos CCIs no site da Prefeitura de Londrina, pelo www.londrina.pr.gov.br. No link, basta acessar a página da Secretaria do Idoso, na aba localizada no canto superior esquerdo. O CCI Oeste funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para chegar até lá utilizando o transporte coletivo basta pegar a linha 308 ou 314. O telefone para mais informações é o (43) 3375-0334.

Ana Paula Hedler/NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios