Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Início dos depoimentos de empresários será na próxima quarta (29); proprietária de empresa que seria ouvida esta semana não compareceu

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura possíveis fraudes para cancelamento de débitos referentes a tributos municipais, entre eles Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), finalizou na quarta-feira (22) a primeira fase de depoimentos, na qual foram ouvidos servidores da Corregedoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Fazenda. Os últimos esclarecimentos desta etapa foram prestados pelo diretor de Gestão de Cadastro e Informações da Secretaria Municipal de Fazenda, Fábio Tanno, aos vereadores Filipe Barros (PSL), Amauri Cardoso (PSDB) e Jamil Janene (PP), que compõem a Comissão.

A intenção de iniciar ainda nesta quarta a fase seguinte da CEI, em que serão colhidos depoimentos de pessoas físicas e jurídicas que teriam se beneficiado das fraudes, foi inviabilizada pelo não comparecimento da representante de uma empresa de comércio de produtos hospitalares. No início da tarde, a empresária protocolou na Câmara um ofício informando que ficam a cargo do ex-marido os atos de proprietário da empresa desde a sua fundação.

“Vamos, portanto, convocar o responsável pela administração da empresa. Ele deverá esclarecer, por exemplo, se após o início das investigações foram quitados os débitos junto ao Município”, informou o presidente da Comissão, vereador Filipe Barros (PSL), revelando que cópia do inquérito da Operação Password, deflagrada pelo Ministério Público para apurar o suposto esquema de fraudes na Secretaria Municipal de Fazenda, foi solicitada, mas não obtida por tratar-se de investigação que corre sob segredo de justiça.

Gravidade

Segundo Filipe Barros, no início dos trabalhos da CEI os vereadores trabalhavam com a perspectiva de que os casos de fraude seriam pontuais, mas no decorrer dos depoimentos esta tese vem caindo por terra. “Já pudemos perceber que são mais casos do que imaginávamos e que há mais servidores públicos envolvidos. A questão agora é saber se agiam em conjunto ou individualmente”, disse Barros. A próxima reunião da CEI foi agendada para o início da tarde de quarta-feira da semana que vem (29).

Ana Paula Rodrigues Pinto/Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.