Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cão Valente foi encontrado nas ruas de Londrina pesando menos de um quilo com a doença do carrapato; depois de tentar o tratamento convencional, tutora encontra a solução na terapia celular

Valente é um cãozinho vira-lata, que foi resgatado já adulto nas ruas de Londrina, pesando menos de um quilo e infestado por carrapatos. Diagnosticado com hipoplasia de medula - causada pela doença do carrapato - em estágio bem avançado, Valente precisava de um tratamento intensivo para se salvar. Graças à vontade de viver e à ciência, o guerreiro leva hoje uma vida normal e feliz.

Quem encontrou o Valente foi a advogada Heloiza de Freitas, 23, e Eduardo Duarte, 25. "Ele estava magro, desnutrido e cheio de carrapatos. Não conseguia nem comer. Tínhamos que alimentá-lo com papinha por meio de uma seringa", contou a tutora.

Valente foi submetido a um tratamento intensivo com medicamentos e transfusões de sangue. "Os exames dele estavam péssimos. Ele não produzia mais células sanguíneas. Os veterinários já estavam sem esperança", lembrou.

Inconformada e com muita fé, Heloiza começou a pesquisar na internet os tratamentos disponíveis para hipoplasia de medula. "Li sobre a terapia com células-tronco, mas, aqui em Londrina, não havia nenhum centro que oferecesse esse tratamento. Comecei a orar e, por Deus, um veterinário me deu um cartãozinho da doutora Gabriela Dantas, que estava chegando de São Paulo. Foi, então, que fui procurá-la".

Valente passou por uma avaliação e começou a fazer a terapia celular. "Mantive o tratamento convencional e fiz a primeira aplicação de células-tronco intravenosa. Ele, no entanto, não respondeu bem. Mas não desistimos. Valente é muito especial e tinha muita vontade de viver", disse a veterinária Gabriela Dantas.

Com aplicação de células-tronco diretamente na medula, o guerreiro passou a reagir. "O hemograma dele melhorou, e começamos a retirar os medicamentos alopáticos que causavam muitos efeitos colaterais, principalmente nos rins. Hoje, Valente leva uma vida normal, com uma discreta alteração hepática. Sua tutora é muito cuidadosa e ama demais o Valente. E isso foi muito importante, mas acredito que, sem as células-tronco, ele não teria se recuperado", completou.

Gabriela, formada pela USP, com mestrado e doutorado pela Unesp de Botucatu, trabalha com medicina veterinária integrativa. "A medicina veterinária integrativa utiliza o melhor da medicina convencional e associa tratamentos complementares. O paciente é visto de forma integral, e o contexto todo em que ele vive é valorizado. A qualidade de vida é primordial, e me encanta como a terapia celular contribui nesse aspecto", explicou.

Ela é credenciada em Londrina pela Omics Biotecnologia Animal, que desenvolve células-tronco para medicina veterinária e já tratou mais de 2 mil animais em seis anos de existência.

"A doutora Gabriela faz parte da nossa história e nossa vitória. Ela acompanhava o Valente diariamente, com muita dedicação. A melhor coisa do mundo é ver que um cãozinho que pesava 900 gramas e mal conseguia se locomover hoje já está forte, corre e brinca feliz", disse Heloiza, com a voz embargada.

"Eu me emociono quando falo do Valente porque é um ser especial demais. Ele mudou a minha vida e a forma de enxergar as coisas. Trouxe alegria para nossa casa. Nossa história é de amizade, amor e luta. Eu sempre prometi que a gente nunca iria desistir dele. E isso serve de incentivo para que outros tutores nunca desistam de seus animais", declarou a advogada.

Quem é a Omics?

A Omics Biotecnologia Animal é uma startup brasileira que desenvolve material biológico constituído por células-tronco para a medicina veterinária como alternativa terapêutica para melhorar a qualidade de vida e promover maior longevidade a animais com lesões ou doenças de difícil resolução ou sem resposta satisfatória ao tratamento convencional.

A terapia celular Omics - disponível para tratamento em cães, gatos e cavalos - reduz dor, inflamação e morte celular, restaura qualidade de vida, movimentos e função dos órgãos e auxilia a regeneração de tendões, ligamentos, cartilagens e ossos.

Localizada no Parque Tecnológico de Botucatu, a Omics atua em todo o Brasil e já tratou mais de 2.000 animais em 6 anos de existência.

A equipe Omics é composta por médicos veterinários com mestrado, doutorado e anos de experiência na área de biotecnologia. Fernanda Landim é médica veterinária pela Unesp, com mestrado e doutorado pelo Instituto de Biociências e Genética da Unesp e pós-doutorado pela Universidade do Colorado. É pesquisadora e especialista em biotecnologia de reprodução animal e cultivo e terapia celular e uma das sócias da Omics. Marina Landim e Alvarenga é médica veterinária, mestra em biotecnologia animal e diretora executiva da Omics, trabalha com terapia celular desde 2008 e é especialista em fisioterapia animal.

"No caso do Valente, em  um primeiro momento, utilizamos as células-tronco mesenquimais para estimular a produção de células sanguíneas pela medula óssea. Dessa forma, conseguimos diminuir a frequência de transfusões que ele estava recebendo, até ele conseguir voltar a produzir as células do sangue e não precisar mais dessas transfusões. Além disso, ele começou a apresentar efeitos colaterais à grande quantidade de medicamentos que precisava receber, como alterações no rim e fígado. Ao longo do tratamento com as células, conseguimos diminuir a quantidade de medicação dada para ele e reverter as lesões hepáticas e renais. O Valente realmente faz jus ao seu nome e é um grande guerreiro", declarou Marina.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.