Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na manhã da próxima segunda-feira (31), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) dá continuidade à implantação de novos pontos cobertos pela campanha “Olhe e Sinalize”. Desta vez, o local selecionado para receber a sinalização especial é a rua Octávio Zanetti, ao lado da Prefeitura de Londrina. Além do número de reclamações de desrespeito à faixa de segurança, outro fator que motivou a escolha é o intenso fluxo de pedestres na região. Fora a sede do Executivo, a localidade concentra ainda o Fórum Estadual e a Câmara de Vereadores.

Para trazer mais segurança aos visitantese servidores do Centro Cívico, a CMTU vai realizar a colocação de placas exclusivas da iniciativa. Pinturas no asfalto, demarcadas antes da faixa de pedestres, também devem reforçar aos motoristas o vaivém constante de pessoas a pé. A intenção da medida é orientar quanto à necessidade de parar ainda na calçada, esticar o braço para demonstrar o interesse em atravessar, olhar para os dois lados da via e só então, com os veículos parados, iniciar a passagem. Junto aos condutores, o objetivo é conscientizar sobre a exigência do respeito à faixa.

Balanço - Desde que foi lançada, no dia 18, as ações da campanha já atingiram, aproximadamente, 1.200 indivíduos entre pedestres e motoristas. Foram 23 operações de orientação e fiscalização, que resultaram na emissão de 64 autuações por desrespeito à faixa de segurança. Segundo Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação no Trânsito da CMTU, foram autuados apenas condutores que, mesmo com os agentes da companhia presentes no local e com o pedestre posicionado de maneira correta e visível para executar a travessia, ainda assim deixaram de dar preferência de passagem.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não dar prioridade ao pedestre que se encontra na faixa a ele destinada é infração de natureza gravíssima, com perda de sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47. Apesar das penalidades impostas, Ribeiro se mostra otimista quanto ao êxito do programa. “A expectativa é que as pessoas, com o tempo, passem a assimilar essa ideia de respeito ao espaço de travessia. Sabemos que isso não vai ocorrer do dia para a noite, esse é um processo longo. Mas esperamos que os motoristas criem o hábito de reduzir a velocidade e parar perto desses locais”, destacou.

Para o coordenador,é natural que, no começo, as pessoas não entendam muito bem a campanha. “As abordagens dos agentes têm sido fundamentais nesse processo de conscientização. A recepção do londrinense, nas ruas e nas redes sociais, tem sido muito boa. As pessoas têm vindo até nós para elogiar a iniciativa e sugerir novos pontos de implantação das intervenções”, contou.

Lançadas no último dia 18, as medidas previstas na “Olhe e Sinalize” contemplaram até agora duas vias da cidade. A primeira delas foi a Aminthas de Barros, na altura do Zerão. Já a segunda foi a Saul Elkind, ao lado da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (PM). Na primeira etapa do programa, 11 pontos receberão as novas placas e pinturas. Posteriormente, o serviço deve ser ampliado para todas as regiões da cidade.

NCom

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.