Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Intenção é chamar a população para realizar testes rápidos, a fim de detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis

Para marcar o Dia dos Namorados com trabalho educativo e de conscientização a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), o Centro de Testagem e Aconselhamento Dr. Bruno Piancastelli Filho (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai atender a população em horário ampliado, na próxima semana.

Nos dias 14 a 17 de junho, o atendimento será das 7h às 18h, mediante agendamento prévio.Os agendamentos respeitam o intervalo de 30 minutos entre um paciente e outro. Para marcar o horário, basta acessar o site da Prefeitura de Londrina, no link https://www.londrina.pr.gov.br/agendamentos. No dia escolhido é preciso apresentar um documento de identificação com foto, que pode ser o RG ou a carteira de motorista. O CTA fica na Alameda Manoel Ribas, 01, segundo andar, no centro de Londrina. Não é preciso estar em jejum para realizar os exames.

Segundo o enfermeiro do CTA,  Edvilson Lentine, o dia dos namorados é uma data de alerta quanto aos perigos da transmissão das IST, como a aids, sífilis, hepatites B e C, e a tuberculose. Por isso, o CTA ofertará os exames e conversará com a população que for até o local. “O perigo são aqueles namorados que, no início do relacionamento, usam a camisinha. Mas, com o passar do tempo, eles criam confiança e deixam de usar o preservativo, sem saber o histórico do parceiro. Por isso, sempre orientamos para que, antes de começar a ter relação sexual, é importante que o casal converse e realize testes, como os disponibilizados gratuitamente no CTA”, explicou Lentine.

Além de ampliar o horário de atendimento, os enfermeiros e profissionais do CTA vão distribuir preservativos, gel lubrificante e informativos sobre a importância da prevenção das ISTs e da prática de sexo seguro. O teste rápido para as ISTs é um exame seguro e sigiloso, que aponta o diagnóstico precoce das infecções e doenças. É de acesso fácil, gratuito e rápido, sendo possível agendar um horário pela internet, sem a necessidade de sair de casa ou do trabalho.

Os casos de resultados positivos para as ISTs são encaminhados imediatamente aos serviços médicos especializados, para iniciar o tratamento no Ambulatório de HIV/aids. Todos os indivíduos que fazem os exames recebem orientações de saúde. Quem tiver alguma dúvida pode entrar em contato com o CTA pelos telefones 3378-0146 e 3378-0147, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

A realização dos testes rápidos seguem todas as normas da Vigilância Sanitária para evitar a propagação do novo Coronavírus. Os exames são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de produtos registrados e controlados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.