Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Durante a sessão desta terça-feira a Câmara de Vereadores sediará a abertura oficial do Junho Vermelho e 4ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue

A Câmara Municipal de Londrina sedia nesta terça-feira (29), às 14h30, a cerimônia de abertura das comemorações oficiais do Junho Vermelho e 4ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue, instituídos respectivamente por meio das leis municipais nº 12.587/2017 e nº 12.037/2014. A solenidade marca o início de uma grande mobilização anual com o desenvolvimento de várias atividades para incentivo à doação permanente de sangue, realizada pelo Hemocentro Regional de Londrina (Hemocentro do Hospital Universitário - HU), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Rede Hemepar), com apoio da Câmara de Vereadores e Prefeitura de Londrina, em parceria com instituições públicas e privadas.

O vereador Junior Santos Rosa (PSD), autor da lei que criou o Junho Vermelho no município, lembra tradicionalmente, que neste período do ano, reduz o número de doações de sangue. “Esta parceria da Câmara com instituições que lutam pela conscientização da importância de doar sangue vem justamente para mostrar a necessidade de regularização dos estoques durante o ano todo”, destaca Junior Santos Rosa, lembrando ainda que em 14 de junho celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Já o vereador Tio Douglas (PTB), autor da lei que instituiu a Quinzena de Conscientização à Doação de Sangue, ressalta que as ações durante os últimos quatro anos consecutivos levaram a um aumento significativo e muito importante das doações ao Hemocentro do HU. “No início, em 2014, o volume coletado ficava entre 700 e 750 bolsas de sangue. Hoje a média é de 1,2 mil bolsas por mês, mas ainda não é suficiente.” O parlamentar explica que este ano foi iniciado um esforço para envolver todos os 21 municípios pertencentes à 17ª Regional de Saúde na mobilização. “Oito deles já foram visitados e demonstraram uma boa receptividade. A ideia é buscar apoio da Avempar (Associação dos Vereadores do Médio Paranapanema) para que seja viabilizado o transporte de doadores dos municípios vizinhos ao Hemocentro Regional em Londrina”, completa Tio Douglas.

Desafios

Segundo o coordenador médico do Hemocentro Regional, a meta é chegar à média de 2 mil bolsas coletadas mensais. “Nossos grandes desafios são intensificar a conscientização para que cada vez mais pessoas sejam doadoras e conseguir implantar um ponto de coleta avançada no Centro de Londrina, facilitando o acesso ao serviço. Uma de nossas maiores dificuldades hoje é a distância do Hemocentro (com sede ao lado do HU) da área central da cidade,” lembra o hematologista Fausto Trigo.

O médico informa que um imóvel de 150 metros quadrados, onde antes funcionava a Clínica Odontológica Universitária (COU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), junto ao Colégio de Aplicação, deverá ser reformado para abrigar o ponto de coleta de sangue. “Estamos em fase de elaboração e aprovação de projetos para o início da reforma. A ideia é viabilizarmos a implantação em um ano. Este é um desejo antigo e uma medida muito importante para facilitar o acesso da população ao Hemocentro”, reforça o médico.

O Hemocentro Regional do HU integra a Rede Hemepar, serviço público unificado de coleta, armazenamento, processamento e distribuição de sangue do Estado do Paraná e é responsável pelo fornecimento de sangue e seus derivados a 22 hospitais que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Destes, cinco estão em Londrina (Hospital Universitário, Hospital do Câncer, Hospital Zona Norte, Hospital Zona Sul e Maternidade Municipal) e os demais em municípios integrantes da 17ª Regional de Saúde.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.