Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A implantação do novo sistema de iluminação por LED já começou. A estimativa é que 23 mil pontos de iluminação sejam totalmente modernizados até 2021

Ontem, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, deu a largada no novo sistema de Iluminação Pública de Londrina, com a assinatura da ordem de serviço e envio de funcionários, caminhões e equipamentos para os primeiros locais de instalação. Trata-se da 1ª fase do programa Cidade Iluminada que prevê a completa substituição de 23.344 pontos de Iluminação Pública Viária de ruas e avenidas, atualmente em vapor de Mercúrio ou Sódio, por LED. “Londrina ficará com cara nova, ainda mais bonita e com a segurança e conforto visual que demoraram anos para chegar à cidade. Tudo com recurso pago pelo próprio cidadão na conta de luz e que será desenvolvido em forma de serviços com altíssima qualidade”, destacou o prefeito.

O projeto, desenvolvido pela Sercomtel Iluminação em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, contempla a retirada de lâmpadas e luminárias obsoletas, braços fora do padrão e mal dimensionados e a instalação de novos conjuntos de iluminação pública, com luminárias LED já preparadas para a telegestão, juntamente com braços adequados à largura e classificação das vias. O prazo estimado para a conclusão dos trabalhos da primeira fase é de 30 meses.

O programa se estenderá por toda a cidade com prioridade para a instalação em vias com escolas e unidades de saúde. Ao todo, o programa Cidade Iluminada prevê a substituição de 46 mil pontos de Iluminação Pública em Londrina. De acordo com o presidente da Sercomtel Iluminação, Luciano Kühl, a ação deverá propiciar a modernização dos equipamentos por toda a cidade, além de padronizar e harmonizar o sistema, trazendo, consequentemente, uma perceptível melhora na luminosidade, conforto e segurança à população.

Kühl disse ainda que as luminárias em LED garantem uma uniformidade na distribuição da luz na via 50% maior; melhor índice de reprodução das cores, além de possuir o dobro de durabilidade das convencionais e a possibilidade de telegestão. “Ao todo, são 10 anos de durabilidade, o que representa, a longo prazo, economia de energia", frisou.

O investimento para a execução da primeira etapa do projeto Cidade Iluminada é de R$ 42.464.424,15, recurso proveniente do Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). O programa foi totalmente desenvolvido de acordo com especificações técnicas do Inmetro, que em 2018 estabeleceu parâmetros para a implantação de LED em sistemas públicos de iluminação.

Locais

Entre os pontos que vão receber a nova iluminação estão as avenidas Dez de Dezembro, Avenida Santos Dumont, Juscelino Kubitschek, Higienópolis, Quintino Bocaiúva, Tiradentes, Saul Elkind, Duque de Caxias, São João, Rua Goiás, e Rodovia Carlos João Strass.

Asimp/Sercomtel

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.